Por Secretaria Executiva do FBES

A Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), instância consultiva e espaço de diálogo com representantes do governo, organismos internacionais, organizações e movimentos da sociedade civil, dentre eles o FBES, com o objetivo de assessorar o Ministério da Educação na formulação, implementação e execução das políticas nacionais e de alfabetização e de educação de jovens e adultos; recebeu a Medalha Paulo Freire, que reconhece e estimula experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.

A medalha se refere a ano de 2010, concedida às experiências de Educação de Jovens e Adultos vinculadas à alfabetização e sua continuidade no ensino fundamental e médio, além da interface dessas experiências com o mundo do trabalho.

O FBES com a Educação

As ações em educação que o Fórum está envolvido se relacionam às diversas iniciativas com educação e formação, sejam as promovidas através da parceria com os Centros de Formação em Economia Solidária(CFES); pelas incubadoras de cooperativas populares e pelas diversas ações de formação junto aos trabalhadores/as da economia solidárias relacionadas aos eixos e bandeiras da economia solidária.

Isso porque, “Queremos uma formação contextualizada, emancipatória e engajada. Que parta das práticas e considere as diversidades de gênero, etnia, raça e geração e promova os direitos humanos. Que tenha um olhar crítico da sociedade e promova transformações nos sujeitos e na realidade, rompendo com as desigualdades, incentivando a participação política e social, e promovendo a difusão de conceitos e terminologias coerentes com os princípios da economia solidária. A formação em economia solidária deve fazer parte da educação permanente de todos os sujeitos sociais engajados no movimento desta outra economia.” (Relatório Final IV Plenária)

Maiores detalhes sobre as bandeiras e eixos de ação do FBES no relatório final da IV Plenária: http://miud.in/Exa

A Medalha recebida pelo FBES encontra-se na Secretaria Executiva Nacional, em Brasília.