Fonte: Paloma Nativo (paloma.nativo@hotmail.com)

O 1º Workshop Gênero e Feminismo em Debate na UFRPE é uma ação concebida e promovida pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero (NUPEGE), sediado na UFRPE. O Grupo reúne pesquisadoras, professoras, estudantes de diferentes Instituições de Ensino Superior que se propõem a investigar as relações de gênero na História a partir de diversas perspectivas metodológicas, no sentido de compreender como essas relações são produzidas e percebidas em diferentes contextos históricos e espaciais.

O NUPEGE, credenciado junto ao CNPq em agosto de 2010, tem estruturado a sua produção e se organizado nas linhas de pesquisa: Gênero, Sexualidade e Família; Gênero, Trabalho e Cultura; e Gênero, Feminismo e Política. Os seus integrantes vêm participando de encontros, simpósios e congressos nacionais e internacionais, bem como divulgando e socializando em âmbito local, estadual e regional suas pesquisas na forma de minicursos, módulos de ensino, palestras, oficinas e orientação de pesquisas em nível de graduação e de pós-graduação.

Esse Encontro será uma oportunidade de apresentar o NUPEGE à comunidade Universitária, bem como de estabelecer parcerias com gestores públicos, movimentos sociais e ONG’s que atuam nas políticas públicas para as mulheres e para a promoção do respeito à diversidade de orientação sexual.