Secretaria Executiva do FBES

No dia 25 de fevereiro, em Brasília, a Coordenação Executiva do FBES foi recebida por Ana Fonseca, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que é a pessoa responsável por articular os vários ministérios da área social e coordenar as ações de erradicação da pobreza extrema.

Durante a reunião, as/os representantes do FBES afirmaram a necessidade de que as ações tenham saldo positivo de organização das pessoas atendidas, para que não se gere uma classe média alienada dos problemas ou desinteressada quanto ao desenvolvimento em sua comunidade. É preciso que as ações de geração de renda e inclusão produtiva estimulem a emancipação social e política. Além disso, o FBES apresentou uma lista de possibilidades de ações no MDS que podem contar com a parceria dos atores da Economia Solidária.

Ana Fonseca explicitou o método de trabalho que está efetuando, de buscar a articulação de ações dos 10 ministérios da área social nomeadas por Dilma. Dilma criou 4 pólos de articulação das políticas no governo: uma para a Erradicação da Pobreza Extrema (Ana Fonseca, no Ministério de Desenvolvimento Social); outro é de Infra-Estrutura (no Ministério do Planejamento); outro é de Cidadania (na Secretaria Geral), e finalmente um de Desenvolvimento Econômico (no Ministério de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio – MDIC).

Este foi o primeiro diálogo de Ana Fonseca com a sociedade civil, e, para ela, trouxe muitos elementos importantes para ajudar neste grande mutirão nacional. Ela disse contar com a ajuda e acúmulo do movimento de Economia Solidária para dar cabo à meta traçada pela Presidenta Dilma.

Para iniciar a elaboração de parcerias e ações comuns, Ana Fonseca solicitou ao FBES um documento com uma agenda de prioridades e sugestões, para ser analisado. É a partir deste documento e do planejamento do MDS que serão agendadas reuniões de trabalho específicas em torno de cada uma das pautas.