Fonte: www.ifpi.edu.br

Atividade faz parte das ações da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Certific) O Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí está realizando, aos sábados, um curso sobre Economia Solidária para 14 armadores e 22 padeiros inscritos na Rede Certific.

De acordo com a coordenadora de extensão do campus, Maria Edileide Alencar Oliveira, o curso tem como objetivo apresentar a trabalhadoras e trabalhadores as diferentes formas de inserção no mercado de trabalho, em especial as experiências geridas historicamente pelo trabalho organizado e solidário, visando à ampliação de oportunidades de geração de trabalho e renda.

Ministrado pelo professor Solimar Oliveira Lima (UFPI), o curso é uma preparação para a certificação profissional dos padeiros e armadores. “Um dos objetivos do curso é fazer com que os profissionais percebam uma outra percepção sobre a socidade. Queremos apontar novas perspectivas que passam pela aproximação dos trabalhadores, pelo trabalho coletivo”, destaca o professor.

Francisco Vitório, 41 anos, trabalha há quatro anos como armador e diz que obteve informações sobre a Rede Certific ouvindo o programa “A Voz do Brasil”. “A grande vantagem de fazer este curso está na maior abertura para o mercado de trabalho e no aprendizado que estamos tendo”, diz.

No sábado, 26, aconteceu uma mesa-redonda com relatos de experiências no modo de produção baseada na economia solidária. Coordenada pelo professor Solimar Oliveira Lima, a mesa-redonda deve teve a participação do engenheiro agrônomo Francisco das Chagas Limma, prefeito de São João do Arraial, João Evangelista, da Cáritas Regional do PI e Samara Sampaio, supervisora do Mapeamento de Empreendimentos Solidários e Políticas Públicas, e de representantes do Fórum de Movimentos Sociais e de empresários do setor do setor de hotelaria e da construção civil. Os encontros do curso sobre Economia Solidária serão concluídos com visitas técnicas, no dia 2 de abril.