Fonte: Blog da Funai (http://blogdafunai.blogspot.com)

Índios do Mato Grosso do Sul participaram do I Seminário Indígena de Economia e Comercialização Solidária, que aconteceu nos dias 10 e 11/02.

O evento foi realizado na aldeia Jaguapirú, no núcleo de atividades múltiplas em Dourados. O objetivo do seminário é divulgar as práticas do sistema de economia solidária e diagnosticar os aspectos e desafios da comercialização dos produtos de grupos indígenas no Mato Grosso do Sul.

Cerca de 40 indígenas estiveram no encontro, representando as etnias Guarani, Guarani Kaiowa, Terena e Kadiweu de diversos municípios do Estado. Os indígenas participaram de atividades culturais, e debates sobre a comercialização dos produtos indígenas dentro do seu contexto. Durante o evento foi organizado um grupo de trabalho para levantar as principais estratégias de comercialização para os grupos indígenas do MS. Ao final das atividades foram apresentados os resultados.

A economia solidária é uma das ações que a Coordenação Regional da Funai em Dourados tem apoiado, a partir da iniciativa e procura dos próprios indígenas. Para a coordenadora Maria Aparecida Mendes, apoiar esse tipo de ação é uma forma de incentivar, ainda mais, a participação de outros grupos indígenas. “A valorização e o incentivo, de grupos indígenas de artezãos ou pequenos agricultores, permite que estes possam se inserir na cadeia de comercialização, com valorização dos aspectos culturais de seus produtos. Acreditamos que essa ação é de fundamental importância para a geração de trabalho e renda aos grupos indígenas envolvidos, principalmente na região de Dourados, onde encontramos altos indices de subemprego entre os indígenas Guarani, Kaiowá e Terena que vivem na região”, declara a coordenadora.

Foram dois dias de aprendizado sobre a economia solidária, rodas de conversa e troca de experiência na área de comercialização. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, para trabalhar com economia solidária é preciso produzir, vender, comprar e trocar de um jeito diferente, sem explorar os outros, sem levar vantagem e nem destruir o meio ambiente.

O seminário foi realizado pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de Dourados (FMES) em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade (IMS), executores do Projeto de Comercialização Solidária (IMS/SENAES) e parceiros. A Coordenação Regional da Funai em Dourados, apoiou o evento dando o transporte, hospedagem e alimentação aos participantes indígenas.

Os municípios que participaram do seminário foram: Dourados, Nioaque, Miranda, Aquidauna, Amambaí, Caarapó, Bodoquena, Anastácio e Campo Grande.

Ponto de venda

Há vários pontos de comercialização no Estado, mas o principal em Dourados, está localizado no Shopping Avenida Center – Av. Marcelino Pires, 3600 – Dourados MS, CEP 79830-903 – Cabeceira Alegre – Fone: (67) 3411-8300, Loja 81.

Outro importante local é a Central de Comercialização, também sede do Fórum Estadual, em Campo Grande: Rua Marechal Cândido Mariano Rondom, 1.500. Centro (Fone: 67 3382 4021)