Por Secretaria Executiva do FBES

A diretriz de interiorizar os fóruns de economia solidária foi deliberada na IV Plenária do FBES, enquanto estratégia para enraizar e fortalecer as iniciativas de economia solidária e sua organização local, na perspectiva da construção de um desenvolvimento sustentável, endógeno e solidário.

Esta ação vem sendo realizada pelo fórum metropolitano de Economia Solidária de Belo Horizonte, como conta João Lopes, da Coordenação Nacional MG: “porque na regional metropolitana só tinha o fórum metropolitano, abrangendo 35 cidades, o que é muita coisa para um único fórum. Nossa intenção é criar 11 fóruns municipais na região metropolitana, isso porque as reuniões do fórum metropolitano tem em média 120 participantes, geralmente com alguns membros novatos, além daqueles que já estão na caminhada”.

Recentemente foram inaugurados os fóruns municipais em Betim e Contagem, no dia 24 deste mês será inaugurado no município de Ribeirão das Neves e em breve em Belo Horizonte.

Houveram alguns impulsos com as discussões do CFES para realizar as formações na região metropolitana, quando trouxeram a indagação “vamos fazer oficinas em locais aonde não tinham fóruns, ou seja, aonde não há um movimento organizado?” como conta João. Além do questionamento de haver discussões no fórum metropolitano e não ter ações locais nos demais municípios representados.

Iniciaram o processo com o indicativo de reorganizar o fórum metropolitano de Belo Horizonte apenas depois de instituir os fóruns municipais. Para isso, aproveitaram as ações do coletivo de formação e em seguinda realizaram a primeira oficina local no município de Betim.

No caso de Betim, os participantes da oficina refletiram sobre a criação de um fórum local, tendo já a experiência de organizar uma feira local de exposição. Na oficina de formação conjungaram a experiência desta feira com uma ação de economia solidária, chamando os empreendimentos solidários do município.

Logo na sequencia da oficina, as participantes de Betim inciaram as dicussões de formar um fórum, planejando os passos em 4 reuniões. O Fórum já foi criado, elegeram a coordenação e estão construindo seu regimento interno, seguindo a distribuição dos segmentos que constroem a economia solidária.

Como disse João, “voltei pra BH e coloquei a demanda de Betim, mas que precisávamos organizar uma ação de fomentar os fóruns locais. Quando as pessoas começaram a entender que tínhamos que interiorizar o fórum as coisas começaram a andar”.

Há uma coordenação de 6 pesssoas no fórum metropolitano, mas como o grupo está muito grande irão criar o fórum municipal de Belo Horizonte, separando as pautas que atingem diretamente a capital.

No município de Ribeirão das Neves a inauguração do fórum contará com uma programação formativa, através do III Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Socioeconômico de Ribeirão das Neves, no dia 24 de março

Acesse a programação do seminário e a ficha de inscrição em: http://miud.in/oxd

Contato do Seminário: LOCAL: Centro de Convenções do CAIC – Rua Principal, nº 83 Santa Paula – Ribeirão das Neves/ ASTRAS – (31) 3224-5414 – 8424-2529.

Xica: 31-84242529 / amigosdexica@hotmail.com