Por Adital
No último dia 26 aconteceu, em Rio Branco (Acre), a 4ª edição da Feira Municipal de Economia Solidária. O evento foi promovido pela prefeitura local em parceria com o Fórum Acreano de Economia Solidária.
A Feira reuniu, aproximadamente, 80 empreendimentos locais onde serão comercializados produtos de jardinagem, artesanato, recreação e comidas típicas. Durante os dois dias de evento, estima-se que o público foi de dez mil pessoas.
“A Feira de Economia Solidária tem uma proposta muito interessante, pois movimenta e estimula os pequenos empreendimentos além de gerar emprego”, afirmou Evandro Rosas, secretário Municipal de Economia Solidária.
A Feira faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Economia Solidária do Município de Rio Branco, que foi instituído pela lei 1.702 em 2008 e que resultou no Conselho Municipal de Economia Solidária. Além da Prefeitura e do Fórum, o evento tem organização e apoio da Cáritas Diocesana.
Empreendimentos Solidários em Rio Branco
No município, existem 250 empreendimentos solidários, entre eles: negócios em praças e mercados; lavanderias comunitárias, que oferece trabalho para 24 mulheres; e hortas comunitárias, que envolvem 30 famílias de baixa renda.
Ainda como investimentos no segmento, a Prefeitura inaugurará no próximo mês o Centro de Artesanato, que impulsionará a comercialização de produtos locais, beneficiando cerca de 500 artesões. O Centro também será sede do Programa de Economia Solidária.
Em 2010, a capital do Acre realizou a segunda edição da Feira PanAmazônia que movimentou mais de R$ 5 milhões nos cinco dias do evento em negócios e beneficiou diretamente 3 mil pessoas.