A Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) apresentou, nesta quinta-feira (10), o plano de ação do departamento de Economia Solidária aos gestores públicos municipais, representantes de empreendimentos solidários e integrantes de organizações regionais de apoio a esse segmento. No encontro a Secretaria anunciou que o governo busca um imtercâmbio com o Uruguai na reciclagem do lixo.
O comunicado foi feito pela diretora da Sesampe, Nelsa Fabian Nespolo. Na segunda-feira (14) e na terça-feira (15), a diretora de Economia Solidária coordena uma missão internacional ao Uruguai, às cidades de Montevidéu e San José. Segundo Nelsa Nespolo, o objetivo da missão é estudar a viabilização de um intercâmbio na área de extrusão do PET, junto à Copima, cooperativa que atua na cadeia de reciclagem do plástico PET (garrafas de refrigerantes e frascos), na cidade de San José. “A idéia é formar uma parceria de fornecimento de matéria prima à Copima. O material será processado e, em forma de fibra, será encaminhado para uma cooperativa de Minas Gerais, onde será transformado em tecido. Em forma de tecido, as cooperativas gaúchas vão produzir diferentes peças, como sacolas e camisetas para serem comercializadas”, explica a diretora. A agenda no país vizinho também inclui visitas a cooperativas habitacionais, em Montevidéu.
A Secretaria ressaltou que entre as ações da gestão o “diálogo com o movimento de economia solidária no RS sobre o planejamento de ações” estarão sempre presentes e que esse primeiro encontro se traduzia no “reflexo de todos os debates e discussões realizados com o movimento de economia solidária no Estado”.
O secretário-adjunto da Sesampe, Everton Braz, disse que a Secretaria está aberta ao diálogo e que se constitui num espaço, onde as demandas serão apresentadas e as decisões serão construídas. Ressaltou que a Sesampe buscará as melhores soluções e estabelecerá as políticas públicas mais adequadas de promoção e valorização aos empreendimentos econômicos solidários.