Fonte: Banco Palmas

O Banco Palmas, criado em 1998, com sede no Conjunto Palmeira, Fortaleza-Ce, já atendeu com suas várias linhas de crédito mais de 10 mil famílias nos últimos 13 anos. Desde abril de 2010 atua, também, como correspondente bancário da CAIXA Econômica Federal, aumentando a oferta de uma gama de serviços financeiros e bancários à população do bairro, como o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família.

Em setembro de 2010, atendendo a demanda de um grande número de mulheres, o Banco Palmas iniciou uma linha de crédito produtivo específico para as mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que residem no Conjunto Palmeira e Adjacências. A pretendente ao crédito deve especificar a atividade produtiva que desenvolve (ou pretende desenvolver), por mais diversas e “invisíveis” que possam ser. Nossa crença é que existe uma extraordinária capacidade produtiva nessas mulheres mas que não consegue aflorar por falta de motivação, formação, acesso a crédito e tecnologia, entre outros.

Buscamos com esse projeto despertar e estimular nas mulheres sua capacidade empreendedora, bem como potencializar as atividades produtivas que já existem, minimizando progressivamente o estado de pobreza e miséria em que se encontram. Utilizamos uma metodologia própria, simplificada e adaptada para esse público. O crédito inicial tem o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), subindo gradativamente conforme a necessidade e à medida em que os pagamentos são realizados. O projeto não excluí nenhuma mulher, por mais fragilizada que se encontre. Mesmo aquelas que estão com o nome negativado no SPC podem receber seu crédito, através de um “grupo de amigas”.

Já contabilizamos 500 mulheres do Bolsa Família que acessaram o crédito produtivo junto ao Banco Palmas. São moradoras do Conjunto Palmeira, Jagatá, São Cristovão, Parque Santa Filomena, Conjunto Maria Tomázia e Sitio São João, todas na regional VI, a mais pobre (economicamente) de Fortaleza. Dentre estas, apenas 20 (4%) não estão com seus pagamentos em dia. Ao mesmo tempo, 50 destas mulheres (10%) já liquidaram o primeiro crédito e já se encontra em um 2º empréstimo. A maioria dessas mulheres nunca havia tido crédito em um banco, sendo o empréstimo junto ao Banco Palmas o seu primeiro crédito produtivo, reforçando sua capacidade empreendedora e sua auto-estima.

Uma equipe multidisciplinar do Banco Palmas está realizando uma sondagem com 100 dessas mulheres, escolhidas aleatoriamente, para compreender melhor o significado social, psicológico e econômico desta ação na vida das mesmas. Nosso intuito é ampliar essa experiência para 5.000 mulheres da Regional VI até dezembro de 2011. Ao mesmo tempo fazermos um acompanhamento mais específico a elas, apoiando-as em suas atividades produtivas, reforçando sua capacidade empreendedora e procurando organizá-las (agregá-las) para o associativismo comunitário e para ações coletivas no campo econômico.

Em agosto de 2011, pretendemos realizar uma pesquisa com todo o universo das mulheres do Bolsa Família atendidas com crédito pelo Banco Palmas, a fim de conhecermos melhor e com mais detalhes o impacto desse trabalho na vida pessoal e no desenvolvimento das comunidades onde vivem.

Objetivos do seminário

Divulgar o projeto junto ao poder público e a sociedade de maneira geral; Buscar apoio para consolidar e ampliar as atividades do projeto; Criar interfaces com as políticas públicas já existentes para este setor; Valorizar e dar visibilidade as mulheres que estão participando do projeto;

Público previsto

100 pessoas

DATA E HORA: 16 de março de 2011. Das 14h às 17h LOCAL: Auditório Murilo Aguiar – Assembléia Legislativa do Ceará

Programação Provisória

13h – Receptivo Cultural

14h – Abertura do Encontro

14h30min – Apresentação do Projeto e do Resultado da Sondagem Realizada com as Mulheres 15h30

Diálogo com as Políticas Públicas:

SENAES/MTE

MDS

PREFEITURA DE FORTALEZA

GOVERNO DO ESTADO

17h – Encerramento

Inscrições

Acesse: http://bit.ly/i02jCg

Realização: Instituto Palmas

Apoio: Assembléia Legislativa do Ceará