Para impulsionar a economia, município pretende implantar a própria moeda, assim como vem acontecendo em Silva Jardim

Maricá – Daqui a dez dias, será encaminhado à Câmara dos Vereadores, para apreciação, o projeto do prefeito Washington Quaquá sobre a implantação de moeda própria em Maricá, a exemplo do que fez em novembro o Município de Silva Jardim, que administra o dinheiro ‘Capivari’. Maricá pretende criar a ‘Mumbuca’, em notas de 20, 10, 5, 2, 1 e 0,50. “Essa ideia já estava no meu programa de governo; ao implantá-la, cumpro mais uma promessa, seguindo a boa e exitosa experiência de Silva Jardim, pioneiro no Estado do Rio”, comenta Quaquá.

O prefeito Quaquá ressalta que diversas experiências de moedas comunitárias impulsionaram a economia local e solidária e que, em Maricá, não será diferente. “Porque, em vez de comprar em Niterói, Rio e outras cidades, o dinheiro vai ficar aqui, circulando na economia do município, gerando mais empregos e desenvolvendo a cidade. Acredito que, em dois ou três meses, os moradores vão correr para a nova moeda, porque oferecerá descontos. Pretendo, inclusive, fazer grande campanha, esclarecendo os benefícios da ‘Mumbuca’”.

Em Maricá, cada ‘Mumbuca’ valerá 1 real, mas o prefeito acha que poderá acabar valendo mais, “uma vez que o comércio que aderir à ‘Mumbuca’ dará descontos a quem usar a moeda; vai ser uma revolução no comércio da cidade!”, afirma Quaquá, entusiasmado. Além da moeda, o projeto prevê também a criação de um banco de cooperativismo e economia solidária.