Convocamos os/as integrantes e simpatizantes do movimento de economia solidária a enviarem mensagens à presidência da república e membras/os do governo, além de Deputados (Estaduais e Federais), Senadores e Governadores Estaduais que contaram com nosso apoio nestas últimas eleições para apoiarem a demanda do movimento pela criação da Secretaria Especial de Economia Solidária.

Conforme relato publicado no dia 26 de janeiro no nosso site (confira aqui: http://miud.in/mPn ), o novo governo até agora não deu nenhuma sinalização com relação à demanda do movimento pela criação da Secretaria Especial de Economia Solidária. Este silêncio, além de preocupante, demonstra que a Economia Solidária não está sendo considerada, no planejamento do novo governo, como uma estratégia econômica, social e política de desenvolvimento. É preciso mostrarmos, portanto, quem somos e o que representamos. É hora de nos mobilizarmos.

A nossa sugestão é que a mensagem seja bem simples, mais ou menos com a seguinte estrutura:

Assunto: O Brasil precisa de uma Secretaria Especial de Economia Solidária

Prezada/o [Presidenta;Deputada/o;Senador/a;Governador/a]

Eu, [NOME], representando a [rede/organização/movimento/empreendimento solidário/entidade], afirmo que o Brasil precisa de uma Secretaria Especial de Economia Solidária.

[COLOCAR AQUI em poucas linhas O QUE FAZ A SUA REDE/ORGANIZAÇÃO/EMPREENDIMENTO/ENTIDADE]

Ao aliar, naturalmente, as dimensões econômica, social, ambiental e cultural, a Economia Solidária oferece uma oportunidade de contribuir, de maneira transversal, com o desenvolvimento local e a Erradicação da Pobreza Extrema, tendo como saldo político a organização de trabalhadoras e trabalhadores, através da autogestão, como sujeitos de sua própria ação econômica nos territórios. É preciso que as estratégias de desenvolvimento deste país tenham como pilares a justiça social, a democracia econômica, a sustentabilidade ambiental e a diversidade cultural, étnica, territorial e religiosa.

É por isso que afirmamos: O Brasil precisa de uma Secretaria Especial de Economia Solidária!

Atenciosamente,

[SEU NOME]

Pedimos por favor que a mensagem seja enviada com cópia à lista e_solidaria@yahoogrupos.com.br ou ao e-mail forum@fbes.org.br para que possamos registrar as manifestações enviadas.

Baixe os nomes e e-mails de Deputados Federais http://miud.in/mOR e Senadores http://miud.in/mOT amigos da Economia Solidária eleitos em 2010.

Os e-mails dos demais parlamentares estão disponíveis em http://www.senado.gov.br/senadores/ e http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa

Os e-mails da Presidência, Secretaria Geral e Casa Civil são: falecomogoverno@brasil.gov.br, secretario.imprensa@planalto.gov.br, nacional.imprensa@planalto.gov.br, presidencia@planalto.gov.br, protocolo@planalto.gov.br, casacivil@planalto.gov.br, gabinete@planalto.gov.br, sg@planalto.gov.br, secom@planalto.gov.br

Saudações solidárias,

Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária