Fonte: Jornal do Tocantins – Tatiane Souza

Foi realizada no domingo, em Guaraí – a 200 quilômetros de Palmas, Noroeste do Tocantins – a primeira reunião de trabalho da coordenação do Fórum Tocantinense de Economia Solidária em 2011. Os principais pontos discutidos foram: sustentabilidade econômica e financeira dos fóruns de economia solidária existentes no Tocantins e no País; empreendimentos; plano de trabalho anual; diálogo com o governo para estabelecer diretrizes; calendário de plenárias; e mapeamento de economia solidária no Estado.

Segundo o secretario municipal de Administração e Planejamento de Guaraí, Geylson Galvão Sales, que é membro da coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária e também representante da Rede Nacional de Gestores Públicos em Economia Solidária, o encontro foi positivo.

Os principais projetos, apontou Sales, serão no sentido de fortalecer economica e estruturalmente os fóruns regionais e seus empreendimentos e, por consequência, garantir maior apoio à economia solidária no Tocantins. “O Fórum de Economia Solidária deverá cobrar permanentemente a inclusão de ações e programas nos instrumentos de gestão dos governos, para que os empreendimentos tenham garantido o apoio financeiro.”

Setores

Sales explica que o segmento se desenvolve no Tocantins através da produção coletiva e da autogestão dos empreendimentos de economia solidária, que trabalham em diferentes setores, como associações de produtores rurais, de costureiras, de artesanato, cooperativas, grupos informais de mulheres, de jovens; e iniciativas como pontos de cultura e organizações de catadores de material reciclável. “São iniciativas que contribuem enormemente para a geração de ocupação e renda dentro de princípios solidários, autogestionários e coletivos.”O secretário de Administração e Planejamento de Guaraí também falou sobre as atuais ações do fórum. Disse que a economia solidária no Tocantins está sendo mapeada, o que irá apontar quantos são e onde estão os seus atores. Além disso as plenárias estaduais e regionais continuarão; assim como o estudo do Grupo de Trabalho (GT) de comercialização; e as feiras locais e regionais. Um seminário regional de economia solidária está previsto para acontecer entre os dias 11 e 13 de fevereiro em Pequizeiro, a 245 quilômetros de Palmas, Noroeste do Estado.