Fonte: http://cafecomunitariofeevale.blogspot.com

Desde 2009 a Prefeitura de Novo Hamburgo trabalha com a Economia Solidária, que é uma nova forma de organizar a produção de bens e de serviços, a distribuição, o consumo responsável e o crédito com base nos princípios de autogestão, cooperação e solidariedade. Quando a Economia Solidária foi lançada, o projeto era formado por 30 empreendimentos. Nos dois anos seguintes, houve uma elevação de 60% no número de empreendimentos criados.

Atualmente, a Feira de Economia Solidária conta com cerca de 50 comerciantes, que garantem renda para mais de 200 famílias. O desenvolvimento desse segmento é tão significativo, que nos últimos dias do ano de 2010 foi aprovado pela Câmara Municipal um projeto de lei que garante a criação de um Conselho e um Fundo Municipal próprios da Economia Solidária.

Feira ocorre todas as sextas-feiras no Calçadão

A Feira de Economia Solidária, que já virou tradição na cidade, pode ser conferida todas as sexta-feiras no Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro. No local, os consumidores têm acesso a diversos tipos de alimentos, como: cucas, pães, tortas, bolos, docinhos, entre outros.