Fonte: site Terra

O Equador ratificou o protocolo em matéria econômica com Cuba, informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores, Comércio e Integração da nação andina.

O presidente do Equador, Rafael Correa, oficializou esta decisão via decreto, o que possibilita exportar produtos que tradicionalmente não estabeleceram relações comerciais com o mercado cubano.

“Pertencem à oferta produtiva de pequenos e médios produtores e organizações da economia popular e solidária”, informou a Chancelaria em comunicado.

Entre os produtos constam rosas, arroz partido, tabaco negro e louro, fios de algodão (com um conteúdo de algodão superior ou igual a 85% em peso); tecidos (blusas, estampados) e cabos.

O objetivo é avançar na construção de uma nova associação que fomente a ampliação e diversificação do comércio bilateral, com ênfase em bens produzidos por pequenos e médios produtores, o setor artesanal e por formas associativas de produção.

“Assim se procura promover atividades produtivas complementares e contribuir para o desenvolvimento das economias de escala e do comércio justo, no marco do processo de integração para os povos da região”, completa o comunicado.

Na balança comercial bilateral, para o período janeiro-setembro 2010, o Equador obteve um superávit equivalente a US$ 7,3 milhões, assinalou a Chancelaria.