Fonte: http://acordocoletivo.wordpress.com

Evento organizado pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis teve presença do presidente Lula e da presidente eleita, Dilma Rousseff

A Petrobras assinou na quinta-feira (23/12) o “Convênio de Economia Solidária”, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), BNDES e Ministério do Trabalho e Emprego, que visa trabalhar a logística reversa para as redes de catadores de todo o Brasil, oferecendo a estrutura necessária para os catadores trabalharem, como caminhões, prensas e balanças. A solenidade, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da presidente eleita, Dilma Rousseff, ocorreu em São Paulo durante a Reviravolta Expocatadores 2010, evento organizado pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis.

O gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, José Aparecido Barbosa (foto abaixo), representou a companhia na assinatura do convênio e também no ato solene de doação de 140 caminhões para organizações de catadores.

Ao patrocinar a Reviravolta Expocatadores 2010, que reúne, simultaneamente, uma feira de projetos e tecnologia social para reciclagem, encontro internacional de catadores de materiais recicláveis e seminários técnicos sobre gestão de resíduos sólidos e inclusão social, a Petrobras reforça o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e o incentivo à inclusão e capacitação profissional de pessoas em situação de risco social. Em 2010, a companhia investiu, por meio do programa Desenvolvimento & Cidadania, cerca de R$ 30 milhões em 14 projetos de cinco estados. Para 2011, a previsão é investir cerca de R$ 35 milhões em 22 projetos, atingindo sete estados e mais de 17 mil pessoas diretamente.

O evento contou com a presença de cerca de 2 mil catadores de todos os estados brasileiros, além de representantes da América Latina e da África do Sul. Nos três dias de evento, a Expocatadores reuniu visitantes, entre empresários, ONGs, organizações de fomento, agentes do poder público e pesquisadores ligados aos temas de reciclagem e desenvolvimento sustentável.