Com produtos oriundos de todos os cantos do país, empreendimentos de economia solidária abriram a II Mostra Nacional de Economia Solidária e VI Feira Baiana de Ecosol nesta última quarta-feira (08/12). A solenidade de abertura aconteceu às 19 horas na Orla da Praia de Pituba, local onde a feira estará armada até o próximo domingo (12/12). Estiveram no evento de abertura o secretário do trabalho do estado da Bahia, Nilton Vasconcelos, o superintendente de economia solidária, Helbeth Oliva , a Coordenadora do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e membra da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Shirlei Silva, a missionária idealizadora e organizadora da Feira Latinoamericana de Economia Solidária, Lurdes Dill, Aroldo Mendonça da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE)e Diogo Ferreira membro do Fórum Baiano de Ecosol.

Esta segunda amostra pretende consolidar a atividade dos empreendimentos de ecosol, onde as feiras são seus principais espaços de expressão. “A economia solidária não tem espaço para disputas entre o pequeno e o grande, aqui todo mundo é igual. Estamos juntos aqui para viver a solidariedade”, disse Lurdes Dill, que realiza há 16 anos em Santa Maria, RS a Feira Latinoamericana de Ecosol, que reúne empreendimentos de ecosol do Brasil, Argentina, Bolívia e Uruguay.

A feira teve início ainda pela manhã, com o acolhimento das caravanas de empreendimentos da economia solidária que chegaram de todo o Brasil. Do estado da Amazônia ao Rio Grande do Sul chegaram ônibus abarrotados de mercadorias com a identidade da ecosol: feitas de maneira autogestionária, sem empregado e sem patrão. Empreendimentos de mulheres, indígenas, quilombolas, negras, expressões culturais de todo o Brasil estão marcadas nas variedades de produtos expostos nA feira de Salvador que se inicia.

Segundo Shirlei , a cada dia no país, se realizam mais e mais feiras de ecosol. “ O nosso povo tá fazendo feira por esse Brasil a fora todos os meses do ano. A feira é a principal amostra desta economia que já acontece. A Feira não é só para comercialização, ela é um espaço de compartilhar, de trocar saberes, de viver esta nova economia, que busca cuidar do outro, e que procura extrair da natureza de maneira sustentável e harmônica,” afirmou a membra do FBES.

Diogo representante do Fórum Bahiano de Ecosol trouxe a importância que a economia solidária vem ganhando no cenário nacional e nos estados. Segundo ele, fortalecer os fóruns é fortalecer o movimento, que tem ganhado algumas lutas nos últimos anos. Diogo pediu atenção dos gestores públicos para uma questão que considera importante, pois segundo ele é importante que a ecosol avance para além de uma estratégia de combate a pobreza,entendendo que o Estado Brasileiro pode assumir esta economia como um modelo de desenvolvimento.

Ao final Shirlei resgatou aos presentes a notícia sobre o último importante acontecimento para a ecosol no Brasil, que foi a solenidade ocorrida no Palácio do Planalto, onde o Conselho Nacional de Economia Solidária entregou ao Presidente Lula os resultados da II Conferência Nacional de Ecosol. Neste documento, entre outros encaminhamentos deliberados pelo movimento estava a necessidade de criação do ministério de economia solidária como estratégia importante para dar continuidade às políticas de ecosol. Na ocasião o Presidente assinou a portaria que cria o sistema nacional de Comércio Justo e solidário, outra importante conquista do movimento. O discurso sensível e atento aos princípios da economia solidária que fez o presidente Lula nesta solenidade valeu sua reprodução no fechamento da abertura do evento.

{mosimage}

A Feira Bahia é resultado de parcerias entre entidades da sociedade civil, Fórum Bahiano e Brasileiro de Ecosol, IMS e Cáritas e os governos do Estado da Bahia e Federal através da SENAES.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/12/2010 – (Quinta – Feira)

16h – Grupo Cria 17h –Banda de Percussão Amigos do Planeta 18h – Black’s Dança de Rua (Esperança – MG) 19h – Mc Haggar – Hip Hop

Dia 10/12/2010 – (Sexta – Feira)

16h – Mostra de talentos 17h – Balé de Oyá – Dança Afro 18h – Coral da Conder 19h – Grupo Mandiba – Pop e Reggae

Dia 11/12/2010 – (Sábado)

16h – Mostra de talentos 17h – Grupo de Capoeira Engenho 18h – Banda Ciclo Pop 19h – Samba Viola de Oito de São Gonçalo – Quilombolas de Pitanga dos Palmares

Dia 12/12/2010 – (Domingo)

16h – Grupo de jovens do assentamento do Boa Vista do Tupim 17h – Herança do Gueto – Hip Hop 18h – Holly Bible 19h – DJ Zimba Selector

INFORMAÇÕES

cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria

Assessoria de Comunicação

Cristiane Vasconcelos – (61)8114-7751/8151-8819

A Programação Cultural Grupos de crianças, jovens e adultos, todos inseridos ou ligados de alguma forma à economia solidária, trazem apresentações de capoeira, samba de comunidades quilombolas, coral, percussão, poesia, hip hop, balé afro, entre outras atrações. As apresentações culturais começam às 16h e encerram com o último grupo às 19h.