Fonte: Instituto Marista de Solidariedade

De 08 a 12 de dezembro, a Praça Wilson Lins (Pituba), foi palco do maior encontro do movimento de economia solidária do país. Empreendimentos econômicos solidários de todos os estados brasileiros apresentarão seus produtos e serviços para o público.

A II Mostra Nacional de Economia Solidária reuniu mais de 400 expositores do Brasil, todos empreendimentos que têm como base o princípio de produção e comercialização da economia solidária. São os mais variados produtos e serviços, desde artesanato a pontos de cultura, além de alimentos, fitoterápicos, bijouterias, confecção e linhas de crédito, entre outros.

A Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) é um bom exemplo de empreendimento econômico solidário. Com sede em Salvador, a cooperativa apresentou na feira seu trabalho artesanal de transformar garrafas pet em pulseiras, colares, brincos, chaveiros e até pufs. Como a Camapet, exemplos de projetos bem sucedidos e superação, que praticam a produção e a comercialização justa, solidária e sustentável poderão ser vistos no evento.

Em paralelo à II Mostra Nacional, aconteceu a VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar, reunindo cerca de 130 empreendimentos da Bahia, e o I Seminário Regional de Comercialização Solidária. Os três eventos buscaram contribuir para a visibilidade e fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, respeitando as diversidades regionais, mas proporcionando a integração e sinergia dos atores junto às diversas manifestações que ocorrerão nos quatro dias de Mostra. Durante o dia foram realizadas atividades formativas, como oficinas, debates e conferências. A partir das 16 horas, começava a feira de comercialização dos produtos e as apresentações culturais (veja programação anexa).

A II Mostra Nacional de ES, a VI Feira Baiana e o I Seminário Regional foi uma realização da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), do Fórum Baiano de Economia Solidária e da Superintendência de Economia Solidária (SESOL) do Governo do Estado, da Prefeitura de Salvador, da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae.

Economia Solidária A Economia Solidária é um movimento amplo e profundo que vem se fortalecendo e se organizando em parcerias entre entidades e governos. Esse conceito surge em contraposição à economia dominante, que priorizando o lucro gera desemprego, falta de terra para o trabalho e destruição do meio-ambiente. Nos empreendimentos de economia solidária, que podem ser cooperativas, grupos informais, associações e até micro ou pequenas empresas, não há hierarquia no grupo, as decisões são democráticas e pratica-se a autogestão. Todos são participantes e responsáveis pelo trabalho.

Informações: cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria Secretário Executivo da II Mostra Nacional de Economia Solidária Wilson Doll – (71) 9999-5115 / wilsontdoll@gmail.com Assessoria de Comunicação IMS Cristiane Vasconcelos – (61)8114-7751/cvmesquita@marista.edu.br Assessoria de Comunicação Sesol/BA Maristela Araujo – Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) Joilson Santana – (71) 3313-5542/8899-5542

Programação Cultural

Dia 08/12/2010 – (Quarta – Feira) 18h – Grupo Zambiapunga

Dia 09/12/2010 – (Quinta – Feira) 17h –Banda de Percussão Amigos do Planeta 18h – Adoro ser Criança (à confirmar) 19h – Victor Hugo – Hip Hop

Dia 10/12/2010 – (Sexta – Feira) 17h – Balé de Oyá – Dança Afro 18h – Coral da Conder (a confirmar) 19h – Grupo Mandiba – Pop e Reggae

Dia 11/12/2010 – (Sábado) 17h – Apresentação de Capoeira Grupo Engenho 18h – Cultural arte Jovens (a confirmar) 19h – Samba Viola do Oito de São Gonçalo

Dia 12/12/2010 – (Domingo) 17h – Holly Bible 19h – DJ Zimba Selector