Por ASCOM do FBES

Os Encontros Regionais dos Fóruns Locais de Economia Solidária terminaram no último mês de novembro. Os encontros serviram para trabalhar a diversidade de temas que compõem a pauta do movimento de ecosol no país.

Durante o evento os/as presentes mapearam em cada estado da região os Deputados/as Federais e Senadores/as que pautaram a ecosol em suas campanhas e já apoiaram as ações do movimento. Uma outra categoria de deputados/as e senadores/as mapeadas foram aqueles/as que já apoiaram alguma ação do movimento ou mesmo sabem das pautas do movimento. O trabalho permitiu visualizar a força que a ecosol tem no Poder Legislativo nestes próximos 4 anos, ao final foram 43 Deputados Federais e 5 Senadores que tem a ecosol como pauta política e outros 108 deputados e 17 senadores que tem alguma relação com o movimento de ecosol.

O debate sobre o selo de economia solidária e as estratégias para a lei que cria o sistema e o fundo de Economia Solidária são temas que ganharam prioridade na pauta dos Fóruns Estaduais. A necessidade de um debate ampliado sobre as implicações da criação do selo para o movimento foi consenso. Em relação aos critérios da IV Plenária, o objetivo foi fazer o nivelamento destes junto aos fóruns estaduais.

A qualidade dos debates e o patamar democrático em que se realizaram os encontros estão de alguma maneira demonstrados nas cartas finais que saíram das regiões sudeste, centro-oeste e norte, as regiões nordeste e sul não produziram cartas, mas seus debates estão igualmente demonstrados nas atas do encontro, que estão disponíveis na biblioteca do site do FBES. Os encontros foram uma prévia para a realização do X Encontro da Coordenação Nacional do FBES, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2011.

Para ter acesso as cartas:

Centro-oeste:http://miud.in/juC

Norte:http://miud.in/jxo

sudeste: http://miud.in/juB