A cidade de Salvador – BA, no período de 8 a 12 de Dezembro, sediou a II Mostra Nacional de Economia Solidária e o I Seminário Regional Nordeste de Economia Solidária. O Estado do Piauí esteve presente nesta Mostra.

No Estado do Piauí, 20 (vinte) Empreendimentos Econômicos Solidários foram selecionados para participar da II Mostra Nacional, dentre eles destacamos a Associação de Tecelões do Dirceu – Sol a Fio (tecelagens em fio de algodão – Teresina), Grupo Bio Jóias (jóias em opala – Pedro II), Banco dos Cocais (produtos a base de babaçu – São João do Arraial), AMAE – Associação de Mulheres Artesãs de Esperantina (artesanato em tucum – Esperantina), Unidade de Beneficiamento de Frutas da Caatinga (doces – São Raimundo Nonato) e Pérolas Negras (biojóias em cerâmica – Guaribas).

Segundo Samara Sampaio, Supervisora Estadual do Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários no PI, os grupos selecionados representam uma amostra dos 1.472 empreendimentos mapeados até o ano de 2007, e que estão sendo revisitados durante a III Fase do Mapeamento que está acontecendo no Estado. Esses grupos são formados por trabalhadores e trabalhadoras que, por estarem fora do mercado formal de trabalho, surgiram como resposta ao desemprego e a exclusão social e que hoje, desenvolvem com garra e princípios de cooperação, autogestão, consumo sustentável e solidariedade a geração de trabalho e renda para muitas famílias piauienses.

A II Mostra Nacional de Economia Solidária teve o objetivo de contribuir para a visibilidade e fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, onde além da oportunidade de comercialização dos produtos, os participantes receberam capacitações técnicas para a construção de metodologias de autogestão e outros temas relevantes para o segmento em todo o País. O Evento foi uma promoção da SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, Instituto Marista de Solidariedade – IMS, além dos Fóruns Baiano e Governo do Estado de Salvador.

Edição: Fátima Carvalho | Fonte: Samara Sampaio

Notícia publicada no link: http://novo.portalappm.com.br/noticias-print/estado-do-piaui-participara-da-ii-mostra-nacional-de-economia-solidaria-35360.html