Fonte: IMS

II Mostra Nacional de Economia Solidária I Seminário de Comercialização Solidária VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar 8 a 12 de dezembro de 2010 na Praça Wilson Lins (Pituba) -Salvador/BA PRAZO DE INSCRIÇÃO: 12 A 24 DE NOVEMBRO DE 2010

Convocatória

A Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, o Instituto Marista de Solidariedade – IMS, o Fórum Baiano de Economia Solidária e a Superintendência de Economia Solidária – SESOL do Governo do Estado da Bahia e seus parceiros têm a honra de convocar Empreendimentos, Gestores e Assessorias de Economia Solidária, de todos os estados brasileiros, para participarem do processo de seleção de expositores para a II Mostra Nacional e VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

1. Objetivos do evento

Contribuir para a visibilidade e fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, afirmando uma identidade nacional comum entre os diversos atores envolvidos com a Economia Solidária, respeitando as diversidades regionais, bem como propiciar a integração e sinergia destes atores junto às diversas manifestações que ocorrerão no âmbito dos eventos, com uma metodologia educativa e participativa nas exposições.

Fazem parte dos objetivos também a perspectiva de avanço na construção de metodologias de autogestão para as feiras de economia solidária e a realização de seminários e debates sobre temas que contribuam para fortalecer a Economia Solidária no Brasil.

2. Critérios de Seleção

Os Fóruns e Redes Estaduais de Economia Solidária indicarão, à comissão organizadora da feira, as organizações e os empreendimentos que poderão representar o estado no evento. Pedimos especial ajuda para os integrantes da coordenação executiva e nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para este momento, com base nos seguintes critérios:

a. Inscrever até 20 participantes por estado, garantindo a representação da diversidade organizativa que compõem a Economia Solidária nos estados; b. Garantir a representação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), formais e informais, rurais e urbanos; c. Garantir a presença de EES dos vários setores, tais como os de produção, comercialização, transformação, crédito, consumo e outros, de acordo com a realidade de cada estado; d. Garantir a representação de redes e cadeias produtivas organizadas por Empreendimentos de Economia Solidária; e. Garantir que a representação enviada contemple a diversidade de gênero, raça e etnia de cada estado. f. Garantir a participação de experiências e iniciativas inovadoras no campo da Economia Solidária; g. Garantir a presença de EES quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e usuários de saúde mental (CAPS); h. Garantir pelo menos 01 indicação de 01 grupo de um ponto de cultura em cada delegação estadual.

A comissão estadual decidirá sobre a seleção das indicações, considerando os critérios apontados anteriormente e irá encaminhar as fichas de inscrição para a coordenação nacional.

Importante:

Quanto aos produtos, estes devem estar etiquetados e listados para fins de controle do estoque, acompanhados de Nota Fiscal emitida como produtos para a II Mostra Nacional e VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar

As listagens com a inscrição de até 20 EES selecionados pelos Fóruns Estaduais das regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul (AL, CE, GO, ES, MA, MT, MS, MG, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, SP, SC, SE, TO e do DF) deverão ser enviadas para a coordenação nacional, no site da II Feira, http://cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria.

Para a Região Norte iremos bancar por via área até o Maximo de 5 EES de cada estado. Caso o estado tenha condições de bancar os outros 15 poderá fazer a inscrição destes levando em conta os mesmos critérios que os demais.

As indicações do Fórum Baiano deverão ser enviadas para o Centro Público de Economia Solidária – CESOL, no endereço: Rua Álvares Cabral, nº. 16, Prédio Oscar Cordeiro (antiga Junta Comercial da Bahia), bairro Comércio – CEP 40.015-330 – Salvador – BA. Tel/Fax: (71) 3117-1589 – e-mail: iifnes@gmail.com

Para mais informações entrar em contato, pelo site acima e/ou por telefone, para o Projeto Nacional de Comercialização Solidária, no seguinte endereço: IMS –Tel.: (61) 3321-4955, (61) 3224-1100, Fax: (61) 3226-6422, ou no Fórum Brasileiro de Economia Solidária FBES no telefone: (61) 3202-0427.

3. Metodologia de mobilização para o evento

Cada Fórum Estadual deve nomear uma comissão estadual, para organizar a participação dos seus representantes. Pelo projeto nacional de comercialização teremos as seguintes referências:

Nordeste, contato Auxiliadora e Iraides, com os seguintes roteiros:

a) 1 ônibus saindo do Maranhão e passando pelo Piauí; b) 1 ônibus saindo do Ceará e passando pelo Rio Grande o Norte; c) 1 ônibus saindo da Paraíba e passando pelo Pernambuco; d) 1 ônibus saindo de Alagoas e passando por Sergipe;

Centro-oeste, contato Rosane e Vera com os seguintes roteiros:

e) 1 ônibus saindo do Mato Grosso do Sul e passando por Goiás; f) 1 ônibus saindo do Mato Grosso e passando por Tocantins;

Sul e Sudeste, contato Maribel e a Vânia, com os seguintes roteiros:

g) 1 ônibus saindo do Rio Grande do Sul e passando por Sta. Catarina; h) 1 ônibus saindo do Paraná e Passando por São Paulo; i) 1 ônibus saindo do Espírito Santo e passando por Minas Gerais;

Norte e DF, contato direto com o IMS em Brasília.

Os deslocamentos dos 20 EES dos estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul inscritos serão custeados pela coordenação da II Feira Nacional de Economia Solidária, com recursos do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, por meio de ônibus locados para este fim. Será custeado somente o ônibus que saíra de cada capital dos estados, o deslocamento da cidade de origem até a capital será custeado pelo próprio EES/FEES, bem como a alimentação durante a viagem de ida e de volta.

Para os estados do Norte (AC, AM, RR, RO, AP, PA), será custeada a viagem de 05 EES por estado, por transporte aéreo, seguindo as mesmas regras para o deslocamento terrestre.

Para a Bahia, os deslocamentos até a capital serão custeados pelo Governo do Estado, através do Programa Bahia Solidária, após a aprovação da inscrição pela Comissão de Mobilização da VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

Em Salvador, cada delegação de EES inscrita na II Feira terá a hospedagem, a alimentação e o deslocamento entre o hotel e a feira custeados.

Os fóruns estaduais poderão ainda enviar outras representações que não tenham sido selecionadas, desde que arquem totalmente com os custos de transporte, alimentação e hospedagem. Vale destacar ainda, que estas representações não terão espaço a mais na feira, além daquele que será determinado para os representantes selecionados.

As diversas entidades, movimentos sociais, gestores públicos que desenvolvem ações de Economia Solidária devem contribuir na mobilização dos empreendimentos, mas estes últimos deverão assumir o protagonismo do processo.

Por fim, lembramos a todos e todas que os/as participantes do evento devem preencher o formulário de inscrição em anexo.

Importante

Será cobrada uma taxa única de inscrição no valor de R$10,00. Esse valor será entregue no momento do credenciamento no local da Feira. Lembramos que essa taxa será usada em quaisquer eventualidades durante todo o evento. Lembre-se de trazer uma cópia da ficha de inscrição do seu grupo.

4. Atividades previstas durante o evento

Teremos 600 expositores, sendo 20 expositores para cada estado e 80 para o estado da Bahia que realizará a sua feira estadual.

Com relação à infra-estrutura da Feira, contaremos com espaço (1,20 X 1,80 m) todo coberto para todos os empreendimentos e espaço destinado à alimentação (almoço e jantar). O café da manhã será no local de hospedagem. Não há estrutura diferenciada para os EES que trabalham com alimentação (não dispomos de fogão ou ponto de água, por exemplo). Teremos frízer com disponibilidade de 6 litros para cada estado, esta demanda por parte do EES deverá constar na ficha de inscrição.

Serão realizadas várias atividades formativas que vão acontecer durante o dia. A comercialização acontecerá das 16h às 22h.

Importante

As inscrições e outras informações devem ser feitas no site: http://cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria