Começou hoje no Rio de Janeiro a formação em Cirandas para as cooperativas da Rede Nacional do PROVE – Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal. A formação está programada para 3 encontros de 4 horas, e está sendo conduzida por trabalhadores da Petrobras. Estes petroleiros foram capacitados em economia solidária e formação em Cirandas através do programa de voluntariado corporativo de empresa, numa parceira com o SOLTEC/UFRJ.

Os próximos encontros serão nos dias 18 e 25 de novembro, e o objetivo final é que as 15 cooperativas tenham seus sites no Cirandas e estejam habilitadas a atualizá-lo sempre que quiserem.

A construção da metodologia de ensino está sendo feita também pelo Cirandas. Sob a orientação do Laboratório de Informática para Educação – LIpE/UFRJ, as aulas estão sendo planejadas na comunidade Cirandeiros e Cirandeiras – www.cirandas.net/cirandeiros. Com isso, ao final do curso estará disponível no Cirandas uma série de orientações para formação no sistema da economia solidária.