Fonte: Portal do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG.
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé, foi apresentado pela professora Crislene Rodrigues da Silva Morais (CCT/UFCG), o projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, que será realizado em todos os campi da instituição pela Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da UFCG (IUEES).
Participaram da reunião coordenadores de unidades acadêmicas e de cursos, técnicos administrativos e professores do CDSA.
O projeto tem como finalidade promover a integração dos conhecimentos e práticas da Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no semiárido Paraibano, através da articulação entre os diversos atores envolvidos em atividades de formação e produção de material pedagógico-formativo e de apoio didático de EJA/Economia Solidária, como forma de possibilitar aos educandos e às comunidades a apropriação de novas formas de geração de trabalho e renda de maneira sustentável e solidária.
Além da pós-graduação, também será realizado no âmbito do projeto, o Curso de Extensão em Economia Solidária e Autogestão, voltado à capacitação de educadores, educandos, trabalhadores e comunidades para atuarem com multiplicadores junto aos empreendimentos econômicos solidários. “O objetivo do projeto é formar 280 especialistas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano e também 210 extensionistas, através do Curso de economia solidaria e Autogestão”, destacou Crislene, coordenadora do projeto.
A IUEES
A Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários tem como objetivo desenvolver a incubação e o fortalecimento de empreendimentos autogestionários, com finalidade de gerar trabalho e renda, inclusão socioeconômica dos trabalhadores, através de ações de sensibilização, capacitação e assessoramento, de forma a integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento local e regional. A incubadora tem desenvolvido e apoiado projetos junto a comunidades de catadores de resíduos sólidos, agricultores, mulheres de assentamentos rurais e usuários de CAPs.