Fonte: site da Universidade Federal de Juiz de Fora

Em uma parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o Instituto Cidade, será inaugurada nesta sexta-feira, dia 5, a loja Estação da Arte, fruto de trabalho voltado à empreendimentos econômicos solidários. A inauguração acontece as 14h, na Avenida Francisco Bernardino.

A Estação da Arte será um local destinado à comercialização de vários tipos de artesanato, além de produtos alimentícios, como mel e doces caseiros, produzidos com acompanhamento de profissionais da área de nutrição. Neste empreendimento, artesãos e produtores de Juiz de Fora e região terão seus trabalhos assessorados pela Intecoop e pelo Instituto Cidade.

O coordenador da Intecoop, Petrônio Barros, explica que esta loja trabalhará juntamente com o entreposto Tendas de Minas Solidária, localizada no Mercado Municipal do Espaço Mascarenhas, seguindo o mesmo modelo. Segundo Petrônio, serão 15 empreendimentos, reunindo mais de duas mil pessoas, voltados à produção e comercialização de produtos artesanais e da agricultura familiar, tendo como base a economia solidária, a auto-gestão, a cooperação e a valorização do trabalho. “Os projetos apoiados pela Intecoop visam a geração de trabalho e renda.”

Petrônio ressalta que o papel da Intecoop é apenas apoiar esses grupos: “eles mesmos se auto-organizam”. Ele explica que estas lojas consistem em um “espaço de promoção de negócios, formação e informação visando a sustentabilidade desses empreendimentos”. Além de um estímulo à formalização, Petrônio destaca esse projeto como um incentivo aos alunos, que tem a possibilidade de aliar ensino à prática, contribuindo para a formação acadêmica. Estão envolvidos neste projeto alunos de Comunicação Social, Nutrição, Enfermagem, Administração de Empresas, Economia, Arte e Design e outras áreas.

Petrônio: “Os projetos apoiados pela Intecoop visam a geração de trabalho e renda”

Ainda de acordo com Petrônio, a Intecoop “desenvolve com estes trabalhadores atividades incentivando melhorias educacionais, fazendo com que eles se envolvam em processos da comunidade para o desenvolvimento local. Esses grupos passam a atuar preocupando-se mais com o equilíbrio ambiental e a segurança alimentar e nutricional. A UFJF reconhece esses empreendimentos como uma grande força na geração de renda do país”.

A Intecoop foi criada em 1998 com o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade. A mobilização de grupos acontece por meio de palestras sobre cooperativismo, cidadania, autogestão e democracia. As cooperativas incubadas recebem assessoria jurídica e administrativa e acompanhamento de suas atividades. A atuação da Incubadora termina quando o grupo está preparado para o mercado de trabalho.

Informações

(32) 2102-3397 (Intecoop)