Aconteceu na tarde data quarta-feira, 27/11, no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), o I Fórum de Economia Solidária do município. O evento contou com a palestra “Resolução de Conflitos”, proferida pela psicóloga Dra. Elaine Raymundo, do Centro de Excelência Emocional de Balneário Camboriú, que favoreceu reflexões sobre os resultados que o conhecimento produzido pela psicologia pode trazer para os empreendimentos solidários, e para que estes possam ser bem-sucedidos, e sobretudo para que se construam relações diretamente ligadas a ética solidária, trazendo saúde e bem-estar psicossocial para os grupos empreendedores.

O Fórum também contou com a presença do secretário de Inclusão Social do município de Mafra, Ivann Dutra, que apresentou o relatório de experiências da organização da economia solidária do município. O trabalho realizado junto ao programa Bolsa Família está sendo desenvolvido na área rural de Mafra , e mostra a dificuldade de acesso , e a mobilização das artesãs para contribuírem com projeto. No encerramento a coordenadora do projeto em Balneário Camboriú Sueli Hinze, falou sobre a importância deste fórum e da articulação para a participação nos próximos eventos .

Participaram do Fórum representantes de empreendimentos solidários cadastrados no município, integrantes do Centro de Referência e de Assistência Social (CRAS), e do Bolsa Família ( Secretaria de Inclusão Social ), professores da Incubadora da Univali , do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI), do Instituto de Desenvolvimento Eco Sustentável e Inclusão Social (IDESIS), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú (Coopermar), além do vice-prefeito Cláudio Dalvesco que parabenizou os artesãos solidários e a organização do evento pelo importante trabalho de inclusão social e de respeito com a natureza.

O secretário do Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, falou importância da economia solidária como alternativa de desenvolvimento social e econômico “Quando se fala em economia solidária , se fala em inclusão social . A economia solidária diz respeito a um campo de autogestão, de cooperativas e grupos comunitários informais, sendo que essas experiências provocam um envolvimento com os problemas sociais e com questões da cidadania, além de vislumbrarem uma nova articulação entre subjetividade e trabalho, enfatizou Maraschin.

Mais informações

.Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social Rua:2000, nº 1380 – Centro- Balneário Camboriú Fone: (47) 3363-2745 e-mail:secinclusaosocial@camboriu.sc.gov.br www.mte.gov.br

.Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Texto e fotos: Jeane Munaretti RS