Por ASCOM do FBES

Iniciou na quarta-feira (3/11) o Encontro Regional do Sul. O encontro terminou no dia 5. No dia 4/11, realizou-se o Encontro Regional do Centro Oeste, que terminou no dia 6/11. As cidades que hospedaram os Encontros foram Campo Grande na região do Centro-oeste e Porto Alegre na Região Sul.

Os Encontros do Fóruns Estaduais de Economia Solidária de cada região brasileira: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste estavam previstos para serem realizados até o final do mês de novembro, início de dezembro. O encontro é uma ação prévia ao X Encontro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que deverá ocorrer ainda este ano.

Encontros Regionais dos Fóruns de Economia Solidária

O objetivo dos Encontros Regionais é a realização de debates conjuntos e ações políticas concertadas, tendo como como base os encaminhamentos tirados na IX Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em 2009. As orientações de pautas foram estabelecidas em 6 pontos, que motivam o movimento a ir para o Encontro Nacional, empoderados de uma discussão rica de visões e leituras sobre a economia solidária do Brasil e sobre o movimento que a pratica, partindo da perspectiva de que os Fóruns são atores sociais determinantes para o movimento.

As orientações buscam resgatar vários temas e dimensões da economia solidária brasileira, o primeiro passo aponta para a necessidade de uma análise política a partir das realidades de cada região e estado, reforçando a importância desta análise em ano eleitoral. O passo seguinte aborda uma retomada das deliberações tiradas na IV Plenária, bem como, a relação dos critérios aprovados sobre a situação dos Fóruns estaduais, municipais e microrregionais. Neste ponto, o foco é avaliar e aperfeiçoar a dinâmica de trabalho dos Fóruns Locais, utilizando os critérios aprovados na IV Plenária como base. Os outros passos são: as estratégias para conquista de uma lei de economia solidária, a criação de um selo de economia solidária e finalmente o balanço das política governamentais de economia solidária na perspectiva do movimento.