Fonte:Jornal Correio de Notícias de São José dosPinhais

A Economia Solidária em São José dos Pinhais ganhou mais um incentivo na noite de quarta-feira (27/10). Durante a reunião do Fórum Municipal do programa, foram escolhidos os representantes que irão compor o Conselho: “A sociedade civil é responsável por 66% dessa composição: cinco entidades que apóiam a Economia Solidária, cinco empreendimentos cadastrados no Programa e cinco secretarias ligadas a ele”, explica Adilson Stuzata, secretário de Trabalho e Emprego do município.

Dentre as responsabilidades do Conselho, estão a aprovação do selo que certifica o produto como sendo algo feito dentro dos princípios da Economia Solidária, a gestão de recursos destinados ao programa e a organização do Centro Público de Economia Solidária, local onde os trabalhadores poderão comercializar seus produtos. “É importante que exista uma diversidade na formação, especialmente no que diz respeito aos empreendimentos. Afinal, eles conhecem as próprias necessidades e participarão ativamente das decisões do Conselho”, diz Renata Sciamarella, coordenadora do Programa em São José dos Pinhais.

Antes de iniciar a votação, Fátima Costamilan, representante da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) ressaltou a importância do que acontece no município dentro da Economia Solidária. “A formação desse conselho é fundamental para formalizar todas as iniciativas do Programa. A eleição dos membro de forma democrática está dentro dessa visão de resgate das relações sociais e valorização das pessoas”, aponta.