A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) está lançando a marca Trama da Mata, que vai identificar joias e biojoias produzidas a partir dos princípios da economia solidária. A informação foi dada pela coordenadora nacional Unisol, Terezinha Barbosa durante a realização do Seminário Latino-Americano de Economia Solidária.

O evento fez parte da programação da Feira Panamazônia. O seminário aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

A Unisol representa mais de 700 empreendimentos filiados e tem por objetivo chegar a mil até o fim do ano. Os empreendimentos filiados atuam em diversos setores da economia, inclusive na construção de navios para futura exploração de petróleo, na região conhecida como pré-sal.

Terezinha disse que um dos principais objetivos na Panamazônia foi o lançamento da logomarca. A Trama da Mata trabalha com confecção de jóias feitas a apartir de sementes. Cada estado trabalha com sementes diferentes. No Acre, a semente mais utilizada é a jarina, também chamada de marfim vegetal.

As peças são divulgadas por meio de catálogos para evitar a produção de jóias iguais, já que há alguns Estados que produzem o mesmo tipo de sementes. Além da economia solidária, a Unisol realiza trabalhos de inclusão social. No Estado do Amazonas, em especial, o trabalho é realizado por detentas nos presídios. O mesmo vem acontecendo com bastante sucesso na Colômbia.