Fonte: ASCOM do FBES

Inicia na próxima terça –feira (19/10) em Recife o Seminário Feminismo, Economia Solidária e agroecologia. O objetivo do evento é debater e refletir as conexões existentes entre feminismo, economia solidária e agroecologia. A presença do Fórum Brasileiro de Economia solidária no evento deverá contribuir para o fortalecimento das mulheres no movimento de economia solidária, que tem presença massiva de mulheres no campo dos empreendimentos, produzindo nas diversas áreas da ecosol. Através de diversas redes de mulheres, o seminário tem como intuito promover o cruzamento de experiências e saberes que abordam os três temas do seminário.

A Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, idealizadora do evento, busca a partir de eventos como este, fortalecer a auto-organização política das mulheres em espaços políticos estratégicos. Mapear as experiências que englobam feminismo, economia solidária e agroecologia, pode trazer ao movimento feminista maior clareza das fortalezas e desafios do movimento de mulheres no contexto sócio-políco e conômico de tempos atuais.

Outro objetivo importante deste seminário será a preparação das mulheres para o Seminário Nacional de Diálogos e Convergências entre movimentos sociais a ser realizado em novembro, em Salvador, Bahia.

Encontro de Diálogos e Convergências

O Encontro é promovido entre as redes: Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES); Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA); Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN); Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV); Marcha Mundial das Mulheres (MMM); Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

O evento deverá promover o diálogo e a construção de convergências entre estas redes da sociedade civil brasileira capazes de realizar uma crítica ao modelo de desenvolvimento atualmente hegemônico, para a agricultura e o meio rural no Brasil, e de apresentar experiências de denúncia, resistência e construção de alternativas a esse modelo, baseadas nas proposições dos movimentos da Agroecologia, Economia Solidária, Saúde Coletiva, Justiça Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar e Feminismo.

Onde/Quando

Data: 19 à 21/10

Local: Hotel 7 Colinas – Ladeira de São Francisco, 307, Carmo – Olinda – Recife – PE

Organização e Realização : Casa da Mulher do Nordeste

Parcerias: GT de Gênero do FBES, Rede Economia e Feminismo, Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e GT de Mulheres da ANA.

Parcerias e Apoios: Cese, Terre dês Hommes/Suiça e Actionaid

Programação

Dia 18 de outubro (segunda-feira)

09 às 17h.

Reunião da coordenação da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste – Avaliação das atividades 2010 e planejamento 2011.

Dia 19 de outubro (Terça-Feira)

Encontro de Avaliação e Planejamento da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e do GT de Gênero do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e preparação para o Seminário.

9 horas – Saudações e Apresentação das presentes

9:30 horas – Reunião dos Grupos

Dividir em pequenos grupos e dialogar sobre:

Quais os nossos avanços, dificuldades e desafios? – colocar em tarjetas. ..Onde queremos chegar enquanto Rede/ GTs? ..Quais os próximos passos? (estratégias / ações) ..O que destacamos sobre o tema do encontro da Rede? (prioridades e perspectiva).

12h – Almoço

14h – Retorno para os Grupos

16h – Apresentação dos grupos

18h – Encerramento dos Trabalhos

Dia 20 de outubro(Quarta-Feira)

Seminário Nacional Economia Solidária, Agroecologia e Feminismo: encontros e confluências.

9 h – Abertura e Saudações: Casa da Mulher do Nordeste e parceiras.

9:30h – Mesa de Diálogos I: Economia Solidária, Agroecologia e Feminismo: encontros e confluências.

Apresentar as reflexões, acúmulos e desafios de cada campo teórico e da prática política relacionando-os à ação feminista.

Agroecologia e Feminismo

Convidada: Maria Emília Pacheco/Fase e GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia/ANA.

Economia Solidária e Feminismo

Convidada: Ana Dubeux/UFRPE/CFES.

10:30h – Debate Orientado

Destacar os pontos de convergência entre os dois campos, e os principais desafios e possibilidades de convergências.

10:50h – Intervalo

11:00h – Debate Aberto com o público

12:30h – Almoço

Tarde

14h – Mesa de Diálogos II: Redes como Ferramentas de auto – organização política das mulheres Representantes do GT de Gênero do FBES, do GT de Mulheres da ANA, da Articulação de Mulheres Brasileiras/AMB e Marcha Mundial de Mulheres/MMM. Convidadas a confirmar: Coordenação da mesa: CESE a confirmar

15:30h – Intervalo

16h – Debate

18h – Encerramento

20h – Coquetel e Celebração dos 30 anos da Casa da Mulher do Nordeste .

Dia 21 (Quinta-Feira)

Manhã

9h – Trabalhos em Grupos: GT de Gênero do FBES, Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e GT de Mulheres da ANA.

Objetivo geral:

Proporcionar a reflexão conjunta sobre o debate anterior, identificando estratégias e ações comuns no âmbito do fortalecimento da auto-organização política das mulheres nos diferentes campos de atuação.

Questões norteadoras:

Quais as questões centrais que envolvem a temática do seminário? ..Quais nossas bandeiras em comum Rede / GT de Gênero / GT de Mulheres? ..Quais nossas estratégias de ações conjuntas?

10h – Apresentação dos resultados dos Grupos

10:30h – Intervalo

11:00h – Debate

12:30h – Almoço

14:00h – Preparação para o Encontro Nacional Diálogos e Convergências.

Quais as principais questões que levaremos para o Encontro Nacional? ..Como pautaremos a participação e auto-organização das mulheres no Encontro Nacional?

15:30h – Avaliação do Encontro

Questionário Avaliativo para todas.

Destaques do Seminário

16h – Encerramento

Retorno