Com presença de mais de 85 participantes das diferentes regiões do Rio Grande do Norte, foi realizado dia 23/9, o I Seminário Estadual de Comercialização Solidária, no Anfiteatro Ir. Wellington Mousinho, do Colégio Marista de Natal/RN. A atividade é uma ação do Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS), executada pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

Para a realização deste evento foram fundamentais as parcerias com o Fórum Potiguar de Economia Solidária (FPES), Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e várias entidades do estado. A articuladora estadual de comercialização solidária, Auxiliadora Barros (PB/RN), dialogou com diversos parceiros para construção do evento.

A Diretoria Pedagógica do Colégio Marista de Natal (Fátima) compôs a mesa de abertura dando as boas vindas aos (às) participantes e falando do surgimento da Instituição Marista e de sua missão em prol da construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. Jurandir (SRTE) fez um resgate da Economia Solidária no Estado e Anderson (AACC) relatou a importância de eventos destes tipos para fortalecimento do movimento de economia solidária no estado.

Rizoneide Amorim (analista social do IMS) participou da mesa seguinte e estimulou o debate sobre os avanços e desafios da comercialização solidária no Brasil e no RN. Júlia Aires (IDS/CTA), na mesma mesa, falou da atuação das Bases de Serviços de Comercialização Solidária (BSC’s) no Brasil e no RN; Arruda (CONAB/RN) frisou a importância das compras públicas da agricultura familiar e economia solidária; e Breno (PNAE) fechou os debates destacando a Política Nacional de Alimentação Escolar.

No período da tarde a organização do evento construiu uma dinâmica de apresentação de estratégias de comercialização solidária do estado, no formato de uma roda viva. A experiência da Rede Bodegas, do Ceará, esteve no centro da roda, discutindo a importância da articulação em rede para comercialização solidária. O I Seminário Estadual de Comercialização Solidária também debateu e encaminhou estratégias concretas para o estado, finalizando com a escolha de representantes estaduais para o Seminário Regional Nordeste de Comercialização Solidária, previsto para acontecer em Salvador-BA.