Fonte:BLOG CIA NORTE NEWS

A economia solidária no cotidiano da sociedade e da escola é tema de seminário que ocorreu quarta (29) e quinta-feira (30), na Universidade Estadual de Londrina (PR). O objetivo do encontro foi disseminar conhecimentos sobre a economia solidária junto a cooperativas, professores e alunos, além de profissionais que atuam com base nesses princípios ou têm interesse em conhecê-los. A atuação do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS) nessa área será apresentada pelo secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, no primeiro dia do evento.

Na abertura, às 14h, houve a mesa-redonda sobre economia solidária e apresentação de experiências. Na quinta-feira (30), das 8h às 12h, a atração foram as oficinas nas áreas de agronomia, administração, comunicação popular, moda e design. Das 14h às 18h, grupos de discussão falaram sobre o apoio à economia solidária no cotidiano, opções de consumo, a escolha pelo preço justo e a valorização do trabalhador.

O evento foi promovido pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Londrina (Intes/UEL). A Intes atua com economia solidária desde 2005, assessorando grupos e cooperativas que visam trabalhar de forma justa e autogestionada, ou seja, sem se apropriar do trabalho alheio para a lucratividade individual, pois também dividem equitativamente a renda. Atualmente, sete grupos estão sendo preparados por uma equipe de professores, alunos e profissionais.

O MDS compõe o Comitê Gestor do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas (Proninc), coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O programa apoia e desenvolve experiências de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares em universidades brasileiras (cerca de 80 em todo País). Desde 2007, o MDS já investiu R$ 4 milhões no programa, com atuação em segurança alimentar. A Universidade Estadual de Londrina foi uma das conveniadas. Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome