Fonte: Agencia de noticias Nova Hamburgo

As pessoas que passam pelo Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro de Novo Hamburgo, nas sextas-feiras agora encontram novas opções de compras. São alimentos caseiros, artesanatos e produtos do grupo de Economia Solidária do Município, que, em um espaço montado pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, com o apoio da Prefeitura, são disponibilizados ao público que transita no local. As feiras funcionam sempre das 9 às 17 horas.

A iniciativa já virou tradição para alguns cidadãos, que todas as sextas-feiras vão conferir os produtos caseiros. O aposentado Leodegar Lara, 77 anos, é um dos clientes assíduos. “Venho toda semana comprar torresmo porque é muito bom. É tradição de família fazer pão com torresmo”, conta. É por pessoas como Lara que a empreendedora Marli Silva de Freitas, 50 anos, participa da feira independente do tempo. “Estou aqui mesmo quando chove para não deixar meus clientes na mão”, conta.

SEDETUR apoia Economia Solidária

Em Novo Hamburgo, a Economia Solidária conta com o apoio da Prefeitura que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), desenvolve desde 2009 um programa específico para esses empreendedores. Esse projeto atua apoiando a comercialização; formando os empreendimentos em Economia Solidária e constituindo novos; articulando com os Fóruns e Redes de Gestores; incentivando a legislação e a participação no programa de crédito Tá na Tua Mão para aprimorar os negócios. A Prefeitura também oportuniza espaços para os empreendimentos em eventos que realiza.