Fonte: e-solidaria

Toda segunda quarta-feira do mês, a INTES/UEL realiza a Feira de Comercialização Solidária, entre as 10 às 14h, no pátio do Restaurante Universitário da UEL.

Durante a feira, são comercializados os produtos dos grupos da incubadora: Amar, C.O.M União, Uniarte, Unidas Somos Mais e Verde Vida. Artesanatos feitos a partir de materiais reciclados e sobras de construções, artigos de papelaria produzida com papel reciclado, roupas de cama, mesa e banho, diversas peças com aplicação de patchwork, além de orquídeas e bromélias são alguns desses produtos.

INTES/UEL incentiva a reutilização de sobras de construção

Cachepó, mosaicos, suporte de lixo, bandejas vasos de flores e ecobags são algumas obras do Uniarte, sete mulheres que criam peças decorativas e artesanatos a partir de materiais reciclados e sobras de construção. O grupo é um dos setes empreendimentos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que visa a Economia Solidária.

Uma telha velha para essas mulheres se torna em uma obra de arte. Um banner depositado no lixo se transforma numa bolsa, a famosa ecobag.

A artesã Odete de Fátima Proni relata que o grupo utiliza objetos que demoraria anos e anos para se decompor para produzir as suas peças. “Além de reaproveitar os materiais de descarte, estamos colaborando com meio ambiente”, ressaltou.

O Uniarte é uma parceria da INTES/UEL com o “Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii” de Londrina, que propicia espaços de aprendizado em técnicas de artesanato para familiares dos trabalhadores da construtora “A.Yoshii.”Mais informações:

Informações

Assessoria de Imprensa da INTES

Ana Carolina Oldemburgo (Mtb 8443)

E-mail: comunicacaointes@gmail.com

Telefone: (43) 3371-5867/ 9992-0156