Fonte: Site da Prefeitura de Coxim
Com o objetivo de difundir, fortalecer, consolidar e ampliar a organização da economia solidária no município, a prefeitura de Coxim por meio da secretaria municipal de assistência social, finalizou ontem (27) a I Oficina de Formação em Economia Solidária, no Centro de Geração de Renda Municipal “Menino Jesus”, localizado na Rua Feliciano Serrou Camy- Bairro Flavio Garcia.
A oficina capacitou 26 profissionais de diversas áreas, como: costureira, cabeleireira, manicure e outros. Durante os dois dias do encontro, os participantes trocaram experiências e tiveram direcionamento de informações para que se tornem cada vez mais aptos a realizar gestões de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas voltadas para a economia solidária.
Para a Secretária de Assistência Social, Luzia Louzada, a oficina faz com que os profissionais tenham uma melhor organização e consequentemente a economia do município fortalecida.
De acordo com a Conselheira Nacional de Economia Solidária, Sebastiana Almire de Jesus, com as capacitações os profissisonais se tornam multiplicadores e começam a desenvolver um trabalho sustentável que reflete de maneira positiva para o município.
A manicure, Rosenéia da Silva, que há três anos trabalha no ramo, a oficina é um aprendizado. “ Nós aprendemos várias técnicas e eu que pretendo ter o meu próprio salão, é uma oportunidade de se reciclar, pois o mercado de trabalho se atualiza a cada dia e precisamos estar acompanhando” comentou a participante.
Economia Solidária
É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido.
A Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, polítfortica, ecológica e cultural. Isto porque, mesmo com a visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.