Agricultores familiares e empreendimentos solidários, desde 2005, promovem a FECONSOL – Feira de Economia Solidária em Ijuí. Já a partir de 2006, as feiras acontecem em frente à Biblioteca Mário Osório Marques, no Campus da UNIJUÍ, sempre na segunda quinta-feira de cada mês.

Após uma pausa no mês de julho, que acompanhou as férias da Universidade, a XXV FECONSOL aconteceu na quinta-feira, dia 12 de agosto, no mesmo local. A Feira contou com o apoio da ITECSOL – Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ e do Fórum Regional de Economia Solidária.

A atividade reuniu em torno de 20 empreendimentos de produção em economia solidária de Ijuí e região, que comercializaram alimentos, como pães, cucas, bolachas, trufas, compotas e uma ampla diversidade em artesanato.

Os Empreendimentos de Ijuí e Região convidaram as entidades de apoio e os gestores públicos para a reunião do Fórum Regional de Economia Solidária, que aconteceu no dia 14 (sábado) às 8h e 30 min, na Sala 303, da Sede Acadêmica.

Os fóruns caracterizam-se pelo amplo espaço de diálogo entre os envolvidos com a temática. Neste evento, as discussões estivera, centradas: no Centro de Formação em Economia Solidária; no Projeto Brasil Local e no Fórum Estadual de Economia Solidária.