Fonte: Maribel Kaufman, membra do FBES

Primeira oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais em Porto Alegre

Nos dias 24 e 25 de julho de 2010 foi realizada na Faculdade de Arquitetura da UFRGS a primeira oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais – Rede Global de Saberes (UPMS) no Rio Grande do Sul, com o tema “Construindo diálogos entre os movimentos sociais e a universidade”.

Esta oficina foi uma iniciativa do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e de um conjunto de professores e alunos de distintos setores da universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal. Participaram nos dois dias de trabalho 51 pessoas, entre dirigentes e ativistas dos movimentos sociais, professores, alunos e funcionários da UFRGS e de outras instituições universitárias.

A atividade contou também com a participação do professor Boaventura de Souza Santos, da Universidade de Coimbra, de Lilian Celiberti, da Rede Feminista Marcosur, de representantes de movimentos sociais do Uruguai, do Serviço de Extensão da Universidad de la República (Uruguai) e do Centro de Estudos Sociais da América Latina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nos dois dias de trabalho os participantes fizeram uma reflexão sobre a relação entre os movimentos sociais e a universidade, tendo como pano de fundo a proposta da UPMS. O debate se centrou em torno da necessidade de aprofundar e qualificar esta relação, tomando como ponto de partida uma perspectiva comum alinhada em torno dos valores que orientam a carta de princípios do Fórum Social Mundial. A busca de uma construção coletiva de conhecimento proveniente do encontro entre movimentos sociais e universidade foi o centro das preocupações.

No processo de discussão se chegou a um consenso da importância deste diálogo entre o conhecimento acadêmico da universidade e os saberes que emergem das lutas dos movimentos sociais. Participaram das atividades representantes do movimento sindical, dos movimentos de mulheres, do movimento ambientalista, das etnias indígenas guarani e kaingang, dos quilombolas, do movimento de direitos humanos, das rádios comunitárias, da economia solidária e de organizações não-governamentais que atuam junto aos movimentos sociais em nosso estado.

A participação dos representantes uruguaios teve também esta perspectiva, que faz parte dos princípios da UPMS – Rede Global de Saberes, de um maior intercâmbio entre os movimentos sociais em uma escala regional. Do ponto de vista da participação da universidade, estiveram presentes alunos, servidores e professores das mais diversas áreas: arquitetura, urbanismo, ciência política, medicina, educação, geografia, administração, psicologia social, filosofia, música antropologia, nutrição, direito, economia, saúde pública, sociologia e fonoaudiologia, todos com alguma experiência em andamento com diversos movimentos sociais. Esta diversidade aponta para um grande potencial de trabalho da universidade com os movimentos, e para uma relação que embora já exista, ocorre de uma forma fragmentada.

Além disso a própria Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS apóia e desenvolve várias ações que implicam em uma interação com os movimentos sociais. Seu apoio formal à esta oficina é um exemplo deste compromisso. A atividade contou também com a presença de participantes de outras instituições de ensino, como a UNISINOS, a UNIPAMPA, assim como de instituições como o Ministério Público Federal e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, e de professores de redes municipais de ensino.

O debate resultou em um compromisso no sentido do aprofundamento do diálogo entre a universidade e os movimentos sociais, e de que a proposta da Universidade Popular dos Movimentos Sociais pode se constituir em uma importante iniciativa no sentido de construir uma plataforma de intercâmbio de saberes.

Em função disso se decidiram alguns encaminhamentos com o objetivo de viabilizar a implantação desta proposta: a) apresentar formalmente aos movimentos sociais, através de uma agenda com a Coordenação dos Movimentos Sociais a proposta da UPMS, a partir daí intensificar os contatos com outros movimentos que não tenham comparecido; b) formalizar às instâncias da Universidade Federal uma proposta de parceria em torno do tema; c) constituir uma coordenação compartilhada com representantes dos movimentos sociais e os professores, funcionários e alunos da UFRGS para dar continuidade à iniciativa; d) iniciar um debate de reflexão teórico-metodológica acerca das experiências já existentes e das perspectivas de implementação da UPMS; e) propor a realização de uma nova oficina no início de 2011 para construir um plano de ação.

Pela comissão organizadora

Alfredo Gugliano – Professor do PPG Ciência Política Cláudia Antunes – Mestranda em Educação UFRGS Eber Marzulo – Professor do PPG de Planejamento Urbano e da Fac. de Arquitetura da UFRGS, Fernando Cotanda –,Professor do PPG Sociologia e da graduação em Sociologia da UFRGS Tarson Núñez – Doutorando em Ciência Política UFRGS Vanessa Marx – Pesquisadora do Instituto Pólis (SP) e da rede EURALAT