Por ASCOM do FBES

A Coordenação Executiva do FBES e entidades executoras dos programas de economia solidária esteve reunida em Brasília, entre os dias 9 e 10 de agosto. A perspectiva deste encontro foi o fortalecimento do Movimento de Economia Solidária.

A reunião teve o objetivo de dar continuidade ao encontro ocorrido com entidades executoras no último mês de julho, durante a 6a Feira de Economia Solidária do Mercosul, em Santa Maria/RS, em que se iniciou o debate sobre a convergência dos programas para fortalecimento do movimento de economia solidária e dos fóruns locais, tendo em vista o acúmulo de experiências vindas da execução desses programas pelas entidades.

Em síntese, o debate da reunião da girou em torno de três objetivos: visão geral sobre os programas e ações de economia solidária e suas perspectivas de continuidade e articulação no futuro, além de estratégias de incidência em espaços como o Conselho e governos federal e locais; discutir como está a relação e interlocução dos programas com os fóruns locais de economia solidária enquanto espaços de articulação do movimento localmente; e por fim, refletir como os programas fortalecem o movimento de economia solidária, a partir da visualização de como os programas têm contribuído no fortalecimento de cada uma das bandeiras do movimento e linhas de ação do FBES.

Esta reunião desencadeou uma agenda para avançar neste processo de articulação das entidades executoras com o fortalecimento do movimento. O tema será um dos pontos de pauta dos Encontros Regionais dos Fóruns Estaduais de Economia Solidária, previstos para os próximos meses.

Para informações sobre os Encontros Regionais, acesse as orientações aqui: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=436