Fonte: marataízes.com.br

Com o objetivo de fortalecimento e crescimento conjunto, os segmentos da economia solidária do município de Marataízes, reuniram-se dia 15 de julho, no auditório da SEAG para discutirem os assuntos de interesse comum, tão importante para a economia local, na geração de emprego e renda e que muito tem crescido a nível local, estadual e nacional.

Reuniram-se os representantes da Casa do Artesão – Valéria Aguiar; representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Trabalho – Sr. José Rubens Brumana; representante do INCAPER – Márcia Bassani; representante da Paróquia Santíssima Trindade e Cáritas – Irmã Maria Lunardi –; representante do SEBRAE – Cristini; Representante do Sindicato dos Servidores Públicos – Sr. Claudio; Representante da CDL – Sra. Sara; Representante do Conselho de Ação Social – Sra. Fátima; Representante da Cooperativa de Pescadores – Luciene Duarte; representante da Associação dos Pescadores do Pontal – Sr. Lenilto Roza, Sra. Fernanda, Sra. Tatiana; representantes do grupo Delicias da Praia de Praia dos Cações – Sra. Lucia, Sra. Simonica e Sra. Sandra; representante da associação de Jabuti – José Ribeiro de Souza; representante do Doce Vida de Capinzal – Norma Marvila Benevides; representante das filhas de Canaã – Sra. Joelma da Silva ; representantes do grupo de fabricação de sabão – Sra. Maria José e Sra. Vera; representante do grupo Caminhando com Arte – Sra. Marli Alves ; representante da associação de Alto Boa Vista- Benedito Alves; representante da ASMOFIT – Sr. Alceri Paulo de Souza (Sr.Lili).

Dessa reunião saíram propostas muito consistentes para o fortalecimento do movimento de Economia Solidária do Município de Marataízes, tais como: criação do fórum municipal de economia solidária; discussão do projeto de construção da Central de Economia Solidária onde será ampliado o espaço de comercialização para o artesanato e agroindústria local; encaminhamento de uma lei municipal de economia solidária, a exemplo de outros municípios do Brasil, criação de feiras e outros assuntos de total relevância.

Todos os participantes da reunião saíram bem motivados com a participação de todos e com a abertura que o Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Trabalho, Sr. José Rubens Brumana tem dado aos segmentos para que apresentem suas sugestões e reivindicações. Acreditamos que com a união da sociedade civil organizada com os órgãos do poder público municipal, estadual e federal possamos de fato promover o desenvolvimento do setor da economia solidária , enfatizou a Presidenta da Casa do Artesão, Valéria Aguiar.

O Secretário Municipal José Rubens pretende trabalhar em parceria com o INCAPER, SENAR , SEBRAE e demais órgãos para promover uma melhor capacitação e assistência técnica aos grupos organizados do município.

Uma agenda será programada para o encontro periódico do segmento, a próxima reunião ficou marcada para o dia 11 de agosto, ás 13:00 horas.