Fonte:Faces do Brasil

A REDE TAPIRI, realizou, nos dias 26 e 27 de Julho de 2010, o “I Seminário de Comercialização Solidária: Construindo relações com base justa e solidária na Amazônia”. O objetivo do evento foi contextualizar os avanços, limites e desafios da economia solidária e promover a troca de experiências, entre empreendimentos que desenvolvem relações comerciais tendo como base a justiça e a solidariedade, visando à articulação e integração dos empreendimentos de economia solidaria do território Manaus e em torno, para construção das estratégias e consolidação da Rede de Comercialização Solidária, levando em consideração as características da Amazônia.

A REDE TAPIRI é uma articulação ligada a UNISOL AMAZONAS, composta por empreendimentos que desenvolvem trabalho nas áreas de manipulação de alimentos, confecções de roupas, artesanatos indígenas e regionais, produção de cosméticos com essências da Amazônia, extrativistas e agricultores familiares, pescadores, catadores de materiais reciclados dentre outros e que estão organizados em grupos informais, associações e cooperativas. A REDE TAPIRI também é composta por organizações não governamentais, que desenvolvem projetos visando assessorar e acompanhar o trabalho dos empreendimentos por meio de assessorias e melhoria de suas estruturas físicas. A rede é constituída por: “bases municipais de empreendimentos” visando o estabelecimento de parcerias entre si e com outros, por meio de relações justas e solidárias nos processos de produção, logística, comercialização e consumo de produtos e serviços, dentro dos princípios de uma Economia Solidária.

Um dos principais propósitos do evento foi consolidar uma REDE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA que acontecesse por meio da afirmação de um conceito sobre a temática, a definição de estratégias e aprovação do plano de desenvolvimento para o ano 2011 a 2013. Durante o seminário, houveram palestras de autoridades e especialistas sobre os programas e as políticas sociais e apresentação dos “Programas de Fomento a Comercialização”, que foi realizada pelo BANCO DO BRASIL, AFEAM, BASA, BANCO DA GENTE, visto que estas ações podem fortalecer a Economia Solidária no Amazonas. A proposta das palestras foi subsidiar as discussões para enriquecer o plano que foi construído no final do evento, quando foi aprovado as propostas de consolidação da REDE DE COMERCIALIZAÇÃO pelos empreendimentos participantes.

O evento foi realizado pela REDE TAPIRI em parceria com o Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS) e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento social (SEMTRAD) Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA/SDT), Fórum brasileiro de Economia Solidária (FBES), Instituto Marista de Solidariedade (IMS/UBEE), Central de Cooperativas e Empreendimentos Autogestionários do Brasil (UNISOL), COOASTEPS DA AMAZONIA, Instituto ARUAK, VISÃO MUNDIAL, Cáritas de Manaus, PROJETO BRASIL LOCAL e Rede de Educação Cidadã (RECID).