Patos sediou o II Encontro de Gestores Públicos e Economia Solidária, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano do estado da Paraíba, contando com o apoio da Secretaria de Articulação Social do município de Patos.
O principal objetivo desse segundo Encontro foi agregar os representantes públicos municipais para integrar a Rede de Gestores, no sentido de desenvolver uma política mais persistente na área de economia Solidária á nível de estado. A Rede é uma articulação de gestores e gestoras de políticas públicas de Economia Solidária de prefeituras e Governos Estaduais. A Rede de Gestores participa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e outros espaços públicos que tratam desse segmento.
O evento aconteceu na Casa dos Conselhos, no centro de Patos, e contou com a presença de gestores e representantes de: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Taperoá, Pombal, Aparecida, Mãe D’água, Emas, Mari e Várzea.
Todos tiveram a oportunidade de dialogar sobre pontos importantes, como o trabalho coletivo, emancipação econômica, conscientização da classe mais carente, entre outros.
Severino Alves de Araújo – secretário do Ministério do Trabalho, fez um balanço das Conferências realizadas em todo o estado.
“Tivemos no decorrer deste ano conferências regionais que trouxeram uma animação muito grande para os empreendimentos econômicos solidários, como para as entidades de apoio. A participação dos gestores públicos também foi bastante significativa na Conferência Regional do sertão paraibano, que teve como sede, a cidade de Cajazeiras. Lá participaram 22 gestores que saíram com o compromisso de articular junto aos prefeitos municipais, uma política pra esse setor de Economia Solidária. Aqui nesse II Encontro de Gestores Públicos e Economia Solidária sediado em Patos, vimos o resultado dessa mobilização através da presença dos representantes de Patos e região, assumindo o compromisso de se integrar a Rede de Gestores e também ao Fórum Estadual de Economia Solidária do estado da Paraíba”, relatou o secretário Severino Alves.
Para o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Humano do estado, Ronildo Monteiro, que coordenou os debates, “A motivação desse Encontro é articular aqueles gestores que tem práticas de apoio aos empreendimentos ou tem interesse em oferecer esse tipo de suporte aos empreendimentos de Economia Solidária no estado da Paraíba. O governo do estado atualmente está iniciando algumas ações de apoio, a exemplo da II Conferência Estadual, em articulação com o Fórum Estadual. Também há projetos direcionados para á questão da Economia Solidária no sertão e outras localidades. Essas ações visam ainda levar uma emancipação para aquelas pessoas que vivem apenas do bolsa família, no sentido de fazer com que elas deixem de depender exclusivamente do benefício”, afirmou.
Já o Secretário de Articulação Social de Patos, Taunaí Dantas, enfatizou o intercâmbio de idéias e propostas lançadas durante o evento. “Trocamos muitas experiências em relação a trabalhos que tem como base a Economia Solidária. Dentro dessa articulação nós abrimos espaço para a adesão a Rede de Gestores, onde cada um fará a sua assinatura da carta de convênio, e ainda indicará um responsável pela articulação em seu município”, concluiu Taunaí. (HB)