Autor da palestra pretendeu trazer novos dados sobre a importância do código florestal e sua futura adequação
O professor Gerd Sparovek trouxe as conclusões do seu estudo “Vegetação natural e dinâmica da agropecuária: efeitos de alterações do Código Florestal”, com mapas demonstrativos de possíveis cenários do futuro, de acordo com a norma implantada pelo CF. Gerd defende que é muito difícil uma regra nacional que resolva todos os problemas, “se não regionalizarmos as regras, podemos acabar prejudicando algumas regiões”.
As informações desta palestra resumem pesquisa recente da Universidade de São Paulo (ESALQ – USP). Apenas parte destas informações foi publicada. Artigos científicos e outras formas de publicação (material de divulgação em site, folhetos, resumos) estão em fase de preparação e logo estarão disponíveis. Assim que as publicações estiverem prontas, a equipe permitirá o acesso público a todas as variáveis utilizadas na modelagem e publicará de forma detalhada informações suficientes para que a codificação do modelo possa ser compreendida e replicada por outros pesquisadores.
Os resultados fazem parte do projeto Agricultural Land Use and Expansion Model – AgLUE que tem como objetivo compreender e prever mudanças de uso da terra decorrentes da dinâmica da agropecuária.