No intuito de dar continuidades ao crescimento e fortalecimento do movimento de Economia Solidária no Brasil, nos próximos meses de agosto, setembro e outubro, os Fóruns Estaduais de Economia Solidária estarão realizando os encontros regionais. Estes encontros serão preparatórios para a X Reunião da Coordenação Nacional, prevista para o período de 11 a 13 de Novembro de 2010.

O objetivo destes Encontros Regionais é a realização de debates conjuntos e ações políticas concertadas, tendo como como base os encaminhamentos tirados na IX Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em 2009. A Coordenação Executiva do FBES, com o intuito de motivar estes encontros, além do repasse das orientações operacionais relativas aos custos financeiros, encaminhou aos Fóruns uma orientação de pautas e preparação.

As orientações de pautas, estabelecidas em 6 pontos, motivam o movimento a ir para o Encontro Nacional, empoderados de uma discussão rica de visões e leituras sobre a economia solidária do Brasil e sobre o movimento que a pratica, partindo da perspectiva de que os Fóruns são atores sociais determinantes para o movimento.

As orientações buscam resgatar vários temas e dimensões da economia solidária brasileira, o primeiro passo aponta para a necessidade de uma análise política a partir das realidades de cada região e estado, reforçando a importância desta análise em ano eleitoral. O passo seguinte aborda uma retomada das deliberações tiradas na IV Plenária, bem como, a relação dos critérios aprovados sobre a situação dos Fóruns estaduais, municipais e microrregionais. Neste ponto, o foco é avaliar e aperfeiçoar a dinâmica de trabalho dos Fóruns Locais, utilizando os critérios aprovados na IV Plenária como base.

Os outros passos são: as estratégias para conquista de uma lei de economia solidária, a criação de um selo de economia solidária e finalmente o balanço das política governamentais de economia solidária na perspectiva do movimento.

Documentos

As orientações operacionais e de pauta estão disponíveis em:http://www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=436&Itemid=216

Os resultados da VIII e IX Reuniao da Coordenacao Nacional: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=120

As bandeiras de luta encontram-se no documento final da IV Plenária, disponível em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=379