Por ASCOM do FBES

Lenivaldo Lima, membro do empreendimento de Economia Solidária, a Usina de Catende, em Pernambuco, saiu às pressas de Brasília, quando participava da II Conferência Nacional de Economia Solidária. Lenivaldo foi um dos/das trabalhadores/as de Catende que tiveram suas casas inundadas pela enchente do Rio Una, que subiu 14 metros, varrendo todas as casas da região.

Nas palavras de Lenivaldo: “Encontrei o desespero das famílias para salvar o que podia. É um verdadeiro TSUNAMI as água do Rio Una, 14 metros acima do nível normal, só vendo para crer!!! Muita gente perdeu tudo, inclusive nós, ficamos com a roupa do corpo e a mala que trouxe da viagem e alguns livros e documentos que consegui colocar no carro. Desastre incomensurável. ”

As fortes chuvas das duas últimas semanas na região Metropolitana do Recife, Mata Sul e do Agreste Pernambucano e Alagoas destruíram casas e a fonte de renda de muitos empreendimentos de economia solidária localizados nesta região. Os empreendimentos foram a Cooperativa Harmonia, em Catende, a Cooperasul, em Palmares e a Cooperativa Coates, em Barreiros.

Modelo de desenvolvimento versus Economia Solidária

A relação entre catástrofes naturais e o modelo de desenvolvimento econômico em curso no mundo, fica evidente a cada dia. Esta relação tem demonstrado que aqueles que menos se beneficiam da riqueza gerada a partir deste modelo, populações empobrecidas da zona urbana e rural, populações indígenas, quilombolas, populações costeiras e ribeirinhas, são as mesmas que têm suportado injustamente estas consequências.

Cientes desta relação, membros do Fórum de Economia Solidária de Pernambuco estão discutindo uma ação conjunta com o Conselho de Economia Solidária do estado. O objetivo é juntos refletirem e analisarem os impactos da tragédia, e paralelamente repensar numa estratégia de desenvolvimento que busque saídas ecológicas, humanas e sociais e que possam a longo prazo diminuir esse tipo de impacto na vida das pessoas que são atingidas por catástrofes, em geral a população rural e pobre dos centros urbanos.

“Poderíamos pensar também em dialogar com o conselho de desenvolvimento rural sustentável, para promover uma ação coletiva. Outra possibilidade é conversar com as organizações que vêm discutindo o Fórum Pernambucano de Agroecologia”, acrescente Rosana Pontes, membro do Fórum de Economia Solidária do Estado de Pernambuco.

Para ajudar neste processo de reconstrução, está disponível a conta corrente pessoal do Lenivaldo Lima: Agencia do Banco do Brasil em Catende: 1761.2 , Conta Poupança: 8.311-9. Para aqueles/aquelas que desejam contribuir com mantimentos, os seguintes locais estão recebendo:

1 – Os quartéis do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, Boa Vista, Recife.

2 – Polícia Militar, no Quartel do Derby. (Para os que moram no Interior, a entrega pode ser feita em qualquer quartel da PM ou dos Bombeiros mais próximo.)

3 – A Assembleia Legislativa de Pernambuco – Rua da Aurora, 631, Boa Vista, Recife – PE, (81) 2122-0060).