Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE

Etapa preparatória envolveu 15.800 pessoas, 2.894 municípios e 187 conferências territoriais

A Segunda Conferência Nacional de Economia Solidária (II Conaes) reunirá entre os dias 16 a 18 de junho, em Brasília, 1.600 delegados e 200 convidados de todo o Brasil, representantes do poder público, de organizações sociais e de empreendimentos econômicos solidários de todo o Brasil.

A II Conaes começou a ser preparada em janeiro, com a realização de 187 conferências territoriais, que abrangeram 2.894 municípios brasileiros e 15.800 participantes de segmentos representativos locais da Economia Solidária. Em seguida, outras 27 conferências, então estaduais, contaram com a participação de 4.659 pessoas.

Durante as conferências regionais foram discutidos livremente os eixos temáticos a serem debatidos na conferência nacional, o que gerou um conjunto significativo de contribuições. Para o Secretário Nacional de Economia Solidária Adjunto, Fábio Sanchez, os números das conferências territoriais e estaduais demonstram o engajamento em torno da economia solidária no Brasil.

“E mostram também a abertura do estado brasileiro às formas de democracia direta e com participação da sociedade civil na construção de políticas públicas”, diz Sanchez; que conclui: “O desafio é entender todas essas etapas que fazem parte da II Conaes como processo contínuo de democratização do estado brasileiro, não apenas como momentos pontuais”.

Assessoria de Imprensa do MTE (61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br