Por Tatiana Félix*

A ONG Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL), selecionada no início deste an, para executar as ações do Projeto Brasil Local na região Sul do Brasil, recebe currículos de candidatos à Agentes de Desenvolvimento Solidário até o final deste mês. Podem se candidatar às vagas, pessoas que residem em um dos 55 municípios selecionados pelo Projeto Brasil Local e que tenham ligação ou experiência com a Economia Solidária (ES). Os currículos podem ser enviados para o e-mail: assessoria.avesol@avesol.org.br.

Os Agentes serão contratados para desenvolver ações do Projeto Brasil Local, um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, (Senaes) do Ministério Trabalho e Emprego, com o intuito de fortalecer a prática econômica solidária no país. No início deste ano, a ONG Avesol foi selecionada para coordenar os projetos nos três estados do Sul do país.

Paola Germani, da equipe administrativa da Avesol, explicou que como a seleção dos agentes deve ocorrer no final deste mês, as primeiras ações com foco em fomento para os grupos produtivos da região já devem iniciar em junho. Segundo ela, o Brasil Local será desenvolvido na região até outubro de 2011.

A AVESOL conta com o apoio da Rede Marista do Rio Grande do Sul, para promover a inclusão socioprodutiva, com base nos preceitos da Economia Popular Solidária. Desde 2002, quando surgiu, a ONG trabalha na criação de redes solidárias, que reúne grupos produtivos de autogestão.

De acordo com ela, atualmente a ONG coordena três redes, sendo uma de Artesanato e Costura, outra de Reciclagem e a terceira de Alimentação. Com encontros mensais (exceto a rede de reciclagem que tem encontros bimentrais), cada uma dessas redes agrega diversos grupos de produção. “Atualmente, atendemos 40 grupos de artesanato e costura, 15 grupos de reciclagem e mais ou menos 10 grupos de alimentação”, detalhou.

Paola ressaltou que o objetivo da entidade é “formação em ES, para que os empreendimentos consigam alcançar sua autogestão”. Para isso, a AVESOL promove dinâmicas, trocas de experiências e saberes, participação em eventos e feiras. Além disso, o programa Feira da Cidadania busca espaços alternativos, como eventos e congressos, para que os atendidos possam mostrar o seu trabalho. “Para eles, as feiras são muito importantes como momentos de formação”, informou.

“O resultado de todo o esforço é o fortalecimento, a autogestão e o empoderamento dos grupos. Isso é o que mais percebemos, porque muitas pessoas chegaram aqui e não conseguiam nem se expressar e participar das atividades, e, hoje, são bem atuantes. Essas pessoas tiveram um crescimento pessoal muito grande e a elevação da autoestima”, afirmou.

Mais informações pelo telefone (51) 3284-1260.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.