Fonte: ITECSOL – Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí

Na quarta-feira, 19/05, ocorreu na sede do Bairro Gloria, mais uma das reuniões periódicas do REVIVA, com trabalhadores da reciclagem (catadores) do bairro Colonial e imediações, assessorados pela equipe da ITECSOL/UNIJUÍ e Secretaria de Meio Ambiente. Participaram quarenta catadores, residentes nos Bairros Colonial, Modelo, Glória, Quinze de Novembro, Storch e Tancredo Neves.

Estes espaços de participação e interação dos catadores tem sido muito importantes, no sentido de constituição de associações de catadores, dentro de princípios de autogestão, democracia, responsabilidade, trabalho em grupo, união e solidariedade, temas que são trabalhados no REVIVA.

Este grupo já esta em uma fase adianta de trabalhos, tendo se auto-batizado de ACAN- Associação de Catadores Amigos da Natureza, e já teve disponibilizado pela Prefeitura Municipal uma área, que esta em processo de licenciamento ambiental, para construir-se o galpão do grupo. A ITECSOL/Unijuí tem assessorado este processo, nas reuniões e também na elaboração de outros projetos para apoiar a atividade no município.

O encontro de hoje, serviu para eleger a coordenação provisória do grupo, um passo importante na organização da futura ACAN. Esta comissão irá representar o conjunto do grupo nas reuniões do programa REVIVA e também nos demais espaços políticos de tomada de decisões.

A metodologia de eleição utilizada foi de voto secreto em cédula, porém em uma cédula em que constava o nome de todos os catadores que tem participado das reuniões, cerca de 70 candidatos, sendo que cada um dos presentes votou em 6 nomes para compor a comissão.

Segundo Elizadra Silva, técnica da Itecsol/Unijuí, “para os catadores que tiveram a primeira oportunidade de serem candidatos, entenderem e acompanharem todo o processo eletivo, contagem dos votos e resultado final, foi muito emocionante. O brilho no olhar, a alegria estampada no rosto de cada um e a expectativa de ser eleito são momentos que eles não esqueceram”. Dos 40 presentes, que poderiam ser votados, 36 receberam votos, sendo que os mais votados tiveram de 14 a 16 votos.

De acordo com a integrante da comissão eleita, Florentino Cardoso, “se todas as eleições fossem com tanta transparência e tranqüilidade como a nossa, muitas coisas seriam diferentes, com certeza não teríamos morte e ninguém ficaria inimigo. Somos um grupo que estamos trabalhando para buscar união, trabalho e espaço na sociedade, queremos um lugar apropriado para trabalhar e lutando juntos vamos conseguir”.

A comissão provisória eleita é composta por: Leonida de Oliveira, Florentino Luiz Cardoso, Vera Vieira, José Carlos Cabral, Olga Martins Cunes Soares, Elaine de Almeida da Rosa.