Fonte: www.afolharegional.com

Nos dias 28, 29 e 30 de abril aconteceu em Belo Horizonte a II Conferência Estadual de Economia Solidária.

Na Conferência participaram cerca de 200 representantes de todas as regiões do estado de Minas, que na fase regional havia sido dividido em dez regiões e cada região definiu 21 delegados, sendo destes 13 de empreendimentos solidários, quatro representantes de entidades de apoio e formação e outros quatro gestores representando o Poder Público.

A cidade de Guaxupé participou da Conferência Estadual de Economia Solidária com Edson Ambrósio, representando o Poder Público e o agricultor familiar Antônio Vilas Boas, representando os empreendimentos solidários.

Foram três dias com várias palestras em que especialistas de todo o Brasil falaram sobre os rumos da Política de Economia Solidária. Representantes de Secretarias de Estado, Ministérios e outros órgãos estaduais e do Governo Federal debateram e definiram os avanços, desafios e oportunidades para a Economia Solidária nos próximos quatro anos. Sendo que o Conselho Estadual assumiu o papel de levar adiante as propostas definidas e o Fórum Estadual e Regionais o papel de cobrar compromissos do Governo de Minas de colocar as propostas em prática.

Um ponto alto do evento foi a troca de contato e de experiências entre as diferentes regiões de Minas. “Tivemos a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo para representantes de órgãos de Governo, entidades de apoio como o Caritas e incubadoras de universidades, além de outros governos municipais e entidades da economia solidária. Temos a certeza que novos caminhos e parcerias foram abertos”, destacou Edson Ambrósio, Diretor de Indústria, Comércio e Serviço de Guaxupé.

“Participar de um evento deste porte é um passo importante para os pequenos agricultores de Guaxupé”, avaliou Antônio Vilas Boas, representante da agricultura familiar do município.

Ao final foram definidos os Delegados que representarão Minas na Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá em Brasília, no mês de junho. De Guaxupé Edson Ambrósio foi eleito como um dos delegados que representarão Minas Gerais e Antônio Vilas Boas ficou como suplente.

“Representar Minas Gerais na Conferência Nacional em Brasília, não deixa de ser um reconhecimento ao trabalho de apoio à Economia Solidária que apenas estamos iniciando com a atual administração na cidade de Guaxupé”, finalizou Edson. As propostas de Guaxupé chegarão às mãos de Secretários e Ministros do Governo Federal nos dias 16, 17 e 18 de junho, assim como as demais propostas definidas na Conferência Estadual.