Comissão Organizadora da Conferência Estadual

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) realizaram do dia 27 a 29 de abril no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida – Serra a II Conferência estadual de Economia Solidária. A II Conferência Estadual, cujo tema é “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”, foi realizados painéis, debates, grupos de trabalho e palestras sobre o tema Economia Solidária.

Durante a II Conferência Estadual, cujo tema é “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”, foram realizados painéis, debates, grupos de trabalho e palestras sobre o tema Economia Solidária.

A II Conferência Estadual de Economia Solidária teve como objetivos realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios das políticas públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural, ambiental nacional e internacional; avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica, baseadas no trabalho associado; propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária; e promover o conhecimento mútuo e a articulação dos poderes públicos e das organizações que constroem a economia solidária.

Em março foram realizadas oito conferências regionais como fase preparatória para a Conferência Estadual. Nos encontros regionais foram discutidos três eixos temáticos: ‘Avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional’; ‘Direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade, como modelo de desenvolvimento’; e ‘Prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de Políticas e Programas da Economia Solidária’.    

Economia Solidária

A economia solidária é uma nova prática, construída a partir dos valores da cooperação, da solidariedade, da autogestão, do respeito à natureza e da valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário. É um modo diferente de organizar a produção, a distribuição e o consumo, tendo por base a igualdade de direitos e de responsabilidades.  

Esta nova economia representa um resgate histórico dos valores do trabalho, tornando-se para os trabalhadores a possibilidade da construção de uma nova cultura do trabalho, voltada para valorização e dignidade do ser humano com respeito à vida. É uma alternativa para geração de trabalho e renda visando à eliminação das desigualdades socioeconômica e difundindo os valores da solidariedade e do exercício da cidadania.      

II Conferência Estadual de Economia Solidária

 A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) realizaram do dia 27 a 29 de abril no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, a II Conferência Estadual de Economia Solidária. A abertura do evento contou com a presença de aproximadamente 350.

A solenidade contou com a presença do Senhor Tarciso Vieira de Vargas, Secretário que presidiu a mesa de abertura, convidando o representante da Assembleia Lesgislativa, Deputado Gilvaldo Vieira, o Superintendente do Incra, Geronimo Brumatti, o representante da Secretária Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Alves e Silva, a representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Rita de Cássia Paiva de Carvalho, a da representante do Fórum Estadual de Economia Popular Solidária e Vice presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Leonora Mol e representante do SEBRAE, Fernando Gadelha e o Presidente da CUT, José Carlos Nunes.   Na noite de abertura da Conferência, o Secretario , Tarciso Vargas afirmou que a construção de uma sociedade mais justa também passa pelo fortalecimento da Economia Solidária e de outras formas alternativas de geração de trabalho, emprego e renda.

O Secretário Tarciso Vargas destacou a importância da Economia Solidária na geração de emprego e renda.

“Há pouco mais de dez anos quando se falava em Economia Solidárias as pessoas tinham uma imagem de que estes empreendimentos eram apenas cooperativas usadas como ferramenta de burlar as leis trabalhistas e não pagar impostos. Após vários anos de luta, hoje tanto a sociedade quanto as entidades governamentais olham para estas instituições e vêm nelas organizações que proporcionam o sustento de milhares de famílias em todo o Espírito Santo e também no Brasil”, afirmou Tarciso Vargas

Após as falas das autoridades, aconteceu a apresentação de um painel com o tema “A Economia Solidária na Perspectiva do Desenvolvimento do Território”, pelo palestrante, representante da SENAES, Roberto Marinho.

Após o jantar iniciou a análise e aprovação do regimento interno da II Conferência Estadual de Economia Solidária, que foi aprovada com suas alterações pelos delegados presentes.

Encerram II Conferência Estadual

A II Conferência Estadual de Economia Solidária realizada no período de 27 a 29 de abril contou com a participação de 267 delegados entre gestores públicos, sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários. Na ocasião foram eleitos oito delegados do poder público, oito delegados da sociedade civil e 16 delegados dos empreendimentos econômicos solidários para representar o Estado na II Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 16 a 18 de junho, em Brasília.   Durante o evento, foi realizado um balanço sobre os avanços, limites e desafios das políticas públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural, ambiental nacional e internacional, além de propor avanços no reconhecimento do direito a formas de organização econômica, baseadas no trabalho associado e promover o conhecimento mútuo e a articulação dos poderes públicos e das organizações que constroem a Economia Solidária.