Por Tatiana Félix

O projeto Esperança/Cooesperança e demais entidades já convidam os empreendimentos da Economia Solidária, Entidades e outros interessados a participarem dos eventos de Economia Solidária do Mercosul, que vão acontecer entre os dias 9 e 11 de julho deste ano em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para participar os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviar até o dia 31 de maio para o e-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br.

O evento é considerado o maior na área do cooperativismo alternativo do Brasil e da América Latina, porque envolve diversas atividades simultâneas como a 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, a 17ª FEICOOP – Feira Estadual do cooperativismo, a 9ª Feira Nacional de Economia Solidária, 10ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, o 6º Seminário Latinoamericano de Economia Solidária e a 6ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz.

Todas essas ações são eventos nacionais e internacionais das Organizações Populares, Associações, Cooperativas, Empreendimentos Solidários do Meio Urbano e Rural, no fortalecimento de políticas públicas, para uma Economia Solidária e um novo modelo de desenvolvimento solidário e sustentável.

A Feira se caracteriza por ser um amplo espaço de formação e troca de idéias e experiências para todos os envolvidos, principalmente aos empreendimentos e cooperativas. Haverá debates, exibição de vídeos, Seminários, Oficinas, lançamento de livros, Cds, cartilhas e outras atrações culturais. Na tarde do dia 9, haverá a caminhada Ecumênica pela Paz, que sairá do Centro de Santa Maria, em direção ao Palco de Abertura da Feira. A água não será vendida e sim distribuída gratuitamente, pois é, “um Patrimônio da Humanidade”.

O funcionamento da feira para comercialização ao consumidor será da 7h30 às 20h. Durante o dia haverá as atividades de Formação, Seminários, Oficinas, Atividades Culturais e Comercialização Direta. O encerramento oficial será no domingo, 11, às 18h. As atividades acontecerão no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado na Rua Heitor Campos, s/nº – Medianeira, em Santa Maria.

“A Feira de Santa Maria: uma experiência aprendente e ensinante” faz parte do Programa Nacional de Feiras e é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Diocese de Santa Maria, com apoio do Forum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Cáritas Brasileira e Instituto Marista de Solidariedade (IMS), entre outros.

Haverá, também, um grande espaço para a Biodiversidade, além de espaços Culturais sintonizados com a proposta da Economia Solidária, da Reforma Agrária, do Trabalho dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Movimentos de Luta, de Resistência e da integração entre a Economia Solidária e a Agricultura Familiar.

A prática da ES está fundamentada na Cooperação, na Autogestão, na Produção Coletiva, na Comercialização Direta, na justa distribuição da Renda, na Solidariedade, na Agroecologia, na Agricultura Familiar, com a lógica econômica que valoriza o ser humano e o trabalho, acima do capital.

Mais informações pelo site: www.esperancacooesperanca.org.br ou pelo telefone (55) 3219-4599/ 3223-0219.

“As matérias de Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.

* Jornalista da Adital