Por Maira Azevedo*

A partir desta segunda-feira, dia 03, até quarta-feira, dia 05, representantes dos empreendimentos de economia solidária, do poder público e das organizações que apoiam e fomentam o segmento estarão reunidos no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, para participar da II Conferência Estadual de Economia Solidária – COEES.

Com o tema “O direito às formas de organização econômicas reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento,” II Conferência Estadual de Economia Solidária é realizada pelos Governos Federal e Estadual e apresentará os resultados das 24 conferências territoriais, que aconteceram na Bahia, entre os meses de março e abril, nas quais foram eleitos 368 delegados (sendo 50% representantes dos empreendimentos, 25% do poder público e 25% das incubadoras).

Etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Economia Solidária, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, por meio do Conselho Nacional de Economia Solidária, a Conferência Estadual será dividida em três eixos temáticos e deverá eleger 100 delegados (50 dos empreendimentos, 25 do poder público e 25 das incubadoras) para etapa nacional. A Bahia é o terceiro estado em número de representações, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (168) e de São Paulo (124).

“As conferências públicas possibilitam a expressão direta dos diversos interesses, necessidades, demandas e proposições de diferentes setores. O que resulta na produção de um material que expresse os acúmulos daqueles que fazem a economia solidária na Bahia, respeitando a diversidade do segmento e que apresenta o anseio do movimento que é criação de uma Política e um Sistema Nacional de Economia Solidária”, destaca Helbeth Oliva, superintendente de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho.

Realizada quatro anos após a sua primeira edição, a II COEES se configura como um momento para realizar um balanço do caminho percorrido, identificar os avanços e limites da economia solidária na Bahia e, a partir dos levantamentos, fortalecer e aperfeiçoar as prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas. Com o tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável” a etapa nacional será realizada em Brasília, entre os dias 16 e 18 de junho de 2010 e contará com a participação de 1.600 delegados dos 27 estados brasileiros.

* Maíra Azevedo Drt-Ba 2743 Ascom/Setre 29.04.2010