Por Maribel Kauffmann*

Nesta segunda-feira, dia 03, o Largo Glênio Peres volta a abrigar a Feira de Economia Solidária do Dia das Mães,que está em sua 10ª edição. A abertura oficial será na terça-feira, dia 04, às 15.30 horas, com a presença de autoridades, apoiadores e entidades envolvidas. O horário da Feira será das 8:30 h às 20h00, do dia 03 ao dia 07 de maio, e no dia 08 de maio das 8.30 às 18 horas.

A Economia Popular Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, onde o resultado do trabalho é dividido entre aqueles que participam dele, sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem, está no centro do debate da Campanha Ecumênica da Fraternidade 2010, que tem o tema Economia e Vida, fazendo a reflexão de que tipo de sociedade queremos, do ser humano a serviço do capital ou o capital a serviço do bem viver dos seres humanos.

Quem passar pelo centro de Porto Alegre, poderá visitar os 59 estandes com produtos de 68  empreendimentos econômicos solidários da grande Porto Alegre, que envolvem diretamente 1020 e indiretamente 3.060 trabalhadores/as, que compreendem uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de trocas, empresas auto gestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. A Feira conta com 47 estandes de artesanato (aproximadamente 68 empreendimentos), 6 estandes de alimentacao urbana, e 06 da agricultura familiar onde serão encontrados os mais variados produtos, desde o artesanato, artigos de decoração, utilitários domésticos, roupas, alimentos da agricultura familiar e urbana. Os produtos são vendidos diretamente do produtor para o consumidor.

Na realizacao da 10ª Feira de Economia Solidária do Dia das Mães, contamos coma participação das seguintes entidades: Forum Municipal de Economia Popular Solidaria de Porto Alegre e Forum Metropolitano de Economia Popular Solidária, Associação do Voluntariado e da Solidariedade-Avesol, Central de Empreendimentos de Economia Solidaria de Porto Alegre – CESPA, Unisol Brasil, , Secretaria Municipal de Industria e Comercio –SMIC/PMPA, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RS, Instituto Marista de Solidariedade, MTE/Senaes, com parceria do Forum Brasileiro de Economia Solidária, através do Projeto Nacional de Comercialização Solidária e tem a singularidade de ter a maior parte do investimento para a realização da feira, custeado pelos próprios empreendimentos expositores, que autogestionariamente constroem a feira.

QUANDO: segunda-feira 03 de maio – a partir das 8:30 horas

ONDE: Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público

Maiores informações:

Instituto Marista de Solidariedade -Maribel Kauffmann – 5 1- 81004050 – 81127016 –mkauffmann@marista.edu.br

Central dos Empreendimentos de Economia Solidaria de P Alegre – Vera Bortolini – 51 – 81917642 – verarteb@terra.com.br

Forum Municipal de Economia Popular Solidaria de Porto Alegre – Katiucia Gonçalves 98468542 – Vera Beatriz Bohrer 99249005 – fmespa@gmail.com

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – PMPA – Claudio Nilson – 81-469359 – nilson@smic.prefpoa.com.br

* Maribel Kauffmann Articuladora Estadual Comercialização Solidária – RS Instituto Marista de Solidariedade – IMS (51) 8112-7016